BELO HORIZONTE – A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) acaba de autorizar o pacote para revitalização dos prédios da unidade de Passos, a maior entre as sedes da universidade no estado. Serão R$10,7 milhões para custear melhorias, incluindo a infraestrutura da Fazenda Experimental.
Segundo informações do governo de Minas, a ordem de serviço para início das reformas foi assinada pela reitora da Uemg, Lavínia Rosa Rodrigues, na última quinta-feira, 2, em reunião com duas das empresas vencedoras do processo de licitação.
“Foi feito o levantamento das necessidades, a universidade fez o processo de licitação e, como os itens foram separados em lotes, houve mais de uma empresa vencedora”, afirma o vice-reitor, Thiago Pereira. De acordo com ele, a execução das obras partiu de uma demanda da unidade e contou com o apoio do professor do curso de Engenharia Civil da Unidade Divinópolis Tiago Novaes.
Seis blocos da Uemg em Passos vão passar por intervenções na infraestrutura. Outros três, que são alugados, receberão pintura nova. A prioridade, conforme o vice-diretor da unidade, Vinícius D’Ávila, é a manutenção dos prédios para torná-los mais acessíveis e funcionais.
No projeto também estão previstas algumas mudanças, como a construção de uma pista de atletismo no lugar das piscinas do bloco 5. A revitalização da piscina semiolímpica para uso dos estudantes de Educação Física e a cantina e as dependências esportivas, como campos de futebol, quadras de tênis e poliesportivas ao ar livre, serão reformadas.
“Estamos muito animados com as obras que estão prestes a acontecer na nossa unidade acadêmica. Acreditamos que essas mudanças vão aumentar a qualidade do ensino e o bem-estar dos estudantes, docentes e servidores do setor administrativo”, afirma o diretor da Uemg Passos, Hipólito Ferreira Neto.
As ordens de serviço assinadas na quinta-feira são para início das reformas nos Blocos 5 e 6, além do restaurante universitário, também integrante da infraestrutura deste bloco. A direção da Unidade Acadêmica trabalha para organizar as intervenções de forma que as atividades letivas não sejam afetadas.
Uemg Passos
A Unidade Passos, hoje considerada a maior entre as sedes regionais da instituição de ensino superior em número de alunos e cursos oferecidos, foi incorporada à Uemg em 2014. Até aquele momento, funcionava como uma fundação privada associada à universidade.
A Uemg em Passos tem 27 cursos de graduação, entre eles o mais concorrido do Vestibular Uemg 2023 (Medicina), e dois curso de pós-graduação: especialização em Ensino de Ciências para Educação Básica (lato sensu) e o Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (stricto sensu)