Turismo Destaques

Taxa de ocupação cresce 250% em hotéis e setor de turismo contrata

Por Gabriella Alux / Redação

26 de outubro de 2021

A expectativa é que, com o final do ano, as vagas e ocupação no setor cresçam ainda mais./ Foto: Divulgação.

PASSOS – A taxa de ocupação em hotéis na região chegou a 70% entre 10 de setembro e 10 de outubro, o que representa um aumento de 250% em relação ao período entre agosto e setembro, que teve índice de 20%. Segundo o gestor do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, Kleyber Silveira, a retomada tem refletido na oferta de vagas para profissionais em hotelaria, gastronomia, passeios e demais serviços relacionados ao turismo na região.

“Nós já percebemos, de certa forma até concreta, a recuperação não apenas do setor hoteleiro, mas também do gastronômico, passeios e demais serviços relativos ao turismo na região. Com a própria vacina e diminuição de casos, o turismo voltou a ser fomentado de uma forma bem sólida e só tende a crescer. A nossa região já é privilegiada, então nos tínhamos a certeza que, passando tudo isso, teríamos um retorno e ele está sendo bem positivo pelo número de turistas que têm vindo a nossa região”, disse Silveira.

Conforme o gestor, durante a pandemia, houve escassez em relação a quantidade de profissionais que trabalham em hotéis e pousadas na região. Kleyber afirma que há relatos que os números de funcionários recontratados e de novos trabalhadores também têm aumentado de forma significativa.

“Hoje, podemos dizer que os gerentes desse setor estão preparados, cumprindo todos os protocolos de segurança, que vários municípios exigem, e que o grande desafio agora é adequar a essa nova realidade que o mundo vive. Temos que acostumar com a questão da higienização, álcool em gel, o respeito ao próximo e essa segurança na questão da saúde. E, agora que passou a pandemia, as pessoas estão tendo a necessidade de viajar e buscar novos locais para praticar atividades de lazer. Então, principalmente na nossa região, que é muito propícia a isso devido a maioria dos nossos atrativos ser relativo a natureza e ambientes abertos, a expectativa de crescimento é alta sim”, disse ele.

O supervisor do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Passos, Silas Fanuel Faria Faustino, relata que o número de vagas no setor de hotelaria e pousadas aumentou em relação ao ano passado. Segundo ele, o sistema está sempre atualizando e colocando novas vagas, desde o começo de fevereiro, e está funcionando de forma tranquila.

“Falar que está ruim de vagas, não está, porque pelo menos uma vaga a gente tem. E esse ano foi bem melhor do que o ano passado e tenho expectativas que nesse final de ano as pessoas irão sair mais, tem as férias de dezembro também, então, creio que a quantidade de vagas possa ser ainda melhor. Nos últimos dias, tive algumas ofertas de vagas na região de Capitólio, apenas para caixa e auxiliar administrativo, que já foram preenchidas, e de um caseiro para pousadas na região entre São João Batista do Glória e Delfinópolis”, relatou Faustino.

Ana Paula Lemos Parreira, gerente-geral de um hotel em Capitólio, relata que, em comparação com o ano passado, o movimento aumentou bastante. Segundo ela, o número de hóspedes recebidos em 2020 já é menor do que o de janeiro a outubro de 2021 e que a procura para o fim de ano está grande.

“Houve um aumento de 16,37% no número de hóspedes, mesmo antes deste ano acabar. Durante o ano passado, recebemos 4.546 hóspedes e, em 2021, já temos um número de 5.290. Com a vacinação avançada no Brasil e limitações de ocupação caindo, podemos dizer, finalmente, que estamos vivendo a retomada do setor”, declarou Ana Paula.

Segundo ela, a maior dificuldade é a contratação de profissionais qualificados, mão de obra responsável, com experiência profissional e formação acadêmica. Ana Paula também afirma que o hotel está constantemente com vagas para garçons, recreadores, piscineiro e jardineiro. Segundo ela, as vagas mais oferecidas são para garçom e cozinheiro.