Turismo Destaques

Região deve receber mais de 25 mil turistas

Por Nathália Araújo / Redação

6 de setembro de 2021

Há previsão de que toda a rede hoteleira do sudoeste mineiro fique acima dos 90% de ocupação./ Foto: Reprodução.

PASSOS – A região deve receber cerca de 25 mil turistas neste feriado de Sete de Setembro, segundo estimativa do setor de hotéis e pousadas. Por conta das medidas de restrição devido à pandemia, os estabelecimentos podem atender até 50% da capacidade máxima.

Segundo Kleyber Jorge da Silveira, gestor do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, a taxa de ocupação deve ficar entre 90% e 100% das vagas disponíveis.

“A retomada das atividades tem sido muito boa e nossa expectativa é alta para este feriado, não apenas com as hospedagens, mas também em relação aos passeios. Se tudo ocorrer como esperamos, pode até faltar prestadores de serviços”, destacou.

Em São Roque de Minas, Marcel Oliveira Bruno, secretário de Esportes, Cultura, Lazer, Turismo, Meio Ambiente e Agricultura, informa que, devido ao aumento na demanda, foi necessário estender o horário de atendimento no portal do Centro de Apoio Turístico (Cat). A prefeitura realizou obras de manutenção em trechos que dão acesso à portaria quatro (cachoeira Casca d’Anta) do Parque Nacional da Serra da Canastra.

“Alguns serviços de alimentação também já estão disponíveis na portaria um. Toda a equipe do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) estará de plantão excepcional devido ao feriado”, disse o secretário.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Turismo Cultura, Agricultura e Meio Ambiente de Capitólio, Lucas Arantes Barros, afirma que este pode ser um bom início para a recuperação do setor.

“A procura tem sido muito boa e já percebemos movimentação nos estabelecimentos de hospedagem, acredito que isso seja um bom início para a recuperação da economia, que foi muito prejudicada pelos fechamentos de 2020 e pela Onda Roxa deste ano”, disse.

Para a secretária de Meio Ambiente, Turismo, Cultura e Esporte de Delfinópolis, Estefânia Luciana Martins de Melo, o município espera um grande fluxo de turistas, mas há problema na travessia de balsas por conta de limites na capacidade de transporte.

“Estamos preparados para receber e acolher os visitantes, lembrando que todos os profissionais foram orientados sobre as medidas sanitárias. Em relação ao transporte, vamos fazer o possível para que as balsas consigam atender todo o público, mas algumas podem acabar ilhadas. Assim, o ideal é que as pessoas optem pelas passagens em terra, as quais estão ótimas e recebem manutenção diariamente”, pediu.

Carlos Alexandre Cardoso, proprietário de uma pousada em Carmo do Rio Claro e membro da Associação Carmelitana de Eventos e Turismo Urbano e Rural (Asceturis), diz que mais de 90% dos seus chalés estão alugados e que alguns turistas já chegaram.

“Sem dúvida, este é um bom momento para o nosso setor. O clima local tem colaborado e, se continuar assim, o feriado será de muita diversão, sol, piscina e cachoeira. Depois de um inverno tão rígido como o deste ano, é isso que todos querem e, por isso, acredito que até o fim do ano o movimento ainda deve ser muito bom”, afirma.

O gerente de um hotel em São João Batista do Glória Paulo Rodrigues, conta que os quartos aptos disponíveis para hóspedes têm reservas até o mês de janeiro.

“Quem fechou o pacote com antecedência conseguiu garantir vaga, em outros casos, temos agendamentos até para o mês de fevereiro, sendo que muitos clientes perguntam sobre os atrativos para a virada do ano e Carnaval. Nosso restaurante também tem sido muito procurado, especialmente para o almoço do domingo, 5, e o prato mais pedido do cardápio é a tilápia recheada”, revelou.