Turismo Destaques

Piumhi entra no mapa turístico brasileiro

18 de fevereiro de 2022

Foto: Divulgação.

A cidade de Piumhi foi inserida nesta semana no Mapa do Turismo Brasileiro. A inserção possibilita que o Ministério do Turismo, Unidades Federativas e Municípios atuem de forma cooperada. Agora, o departamento municipal aguarda a efetivação e publicação que será feita pelo Ministério do Turismo.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área a ser trabalhada, prioritariamente, pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas. Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster.

Elas deram origem a cinco categorias (A, B, C, D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: a) Quantidade de Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017/Ministério de Economia; b) Quantidade de Empregos em Estabelecimentos de Hospedagem – fonte: Relação Anual de Informações Sociais –RAIS 2017/Ministério de Economia; c) Quantidade Estimada de Visitantes Domésticos – fonte: Pesquisa de Demanda Doméstica 2012 – MTur/FIPE; d) Quantidade Estimada de Visitantes Internacionais – fonte: Pesquisa de Demanda Internacional 2017 – MTur/FIPE; e) Arrecadação de Impostos Federais a partir dos Meios de Hospedagem – fonte: Secretaria de Receita Federal 2017 – Ministério da Economia. Essas informações estão disponíveis no sitio eletrônico

O município de Piumhi também foi certificado como cidade turística de Minas Gerais em outubro de 2021.