Turismo Destaques

Passeio ciclístico marca 1º evento do novo Santuário de Santa Rita de Cássia

Por Adriana Dias / Redação

6 de outubro de 2021

Os ciclistas saíram de Passos e pedalaram por 42 km pela Linha do Bananal até o Santuário de Santa Rita de Cássia realizando o primeiro evento oficial./ Foto: Reprodução.

CÁSSIA – A Capelinha Centenária de Nossa Senhora da Penha foi o palco de saída para o 1º Passeio Ciclístico em prol da divulgação do novo Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia. O evento, que contou com 60 ciclistas foi realizado no último domingo, 3, e todos percorreram os 42 quilômetros pela estrada de terra entre Passos e Cássia, conhecida como Linha do Bananal, com saída às 6h e chegada no Ginásio Poliesportivo cassiense às 10h.

De acordo com um dos organizadores, da cidade de Passos, o ciclista Marcelo Muzetti, os participantes fizeram a inscrição no valor de R$30, sendo que este recurso será doado integralmente para servir para a divulgação de ações do santuário – o maior em devoção à Santa no mundo e está sendo construído pelo empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho. A obra deverá ser entregue como presente ao município em 22 de maio de 2022.

“Tivemos também doações de parceiros com água, frutas, e um ônibus disponibilizado pela Associação Comercial e Industrial de Cássia e pelo departamento de Esportes da prefeitura de Cássia para retorno daquelas pessoas com mais dificuldade para voltar. Nosso grupo passense também contribuiu com três carros de apoio com combustível por nossa conta, refrigerantes que fazem muita diferença para quem está pedalando. Que este seja o primeiro de muitos e já estamos organizando outro no início de 2022, antes da abertura oficial do Santuário”, assegurou Muzetti.

O prefeito Rêmulo Carvalho Pinto, o Reminho, o vice-prefeito Ricardo Garcia Arantes, com alguns secretários e também o padre Julio Cesar Agripino, pároco da Matriz de Santa Rita de Cássia, receberam os ciclistas no Ginásio Poliesportivo, de onde seguiram para o Santuário em um ônibus. No ginásio, os ciclistas foram recebidos com frutas, barra de cereal e água, material gentilmente cedido por uma instituição bancária.

“É com muito prazer que recepcionamos vocês, ciclistas de Passos e região, que aceitaram este desafio de pedalar por mais de 40 quilômetros em nome da fé e do amor ao próximo. Estamos felizes com a presença de vocês e esperamos que esta obra grandiosa, o Santuário de Santa Rita, seja um marco na vida de cada um e em breve se torne, e temos certeza disso, em um ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro. Desta forma trazendo, além de fé e esperança, emprego e renda para a população de Cássia e das cidades vizinhas”, disse Reminho.

Conforme informou o coordenador de Esportes da prefeitura de Cássia, Tiago Lemos de Oliveira, este foi o primeiro evento oficial que marca a parceria da administração pública com a comissão dos trabalhos do Novo Santuário.

“Este passei ciclístico, portanto, entra para a história por ter sido o primeiro evento e teve saída no bairro Penha, em Passos num percurso de mais de 40 km pela estrada de terra chegando a Cássia”, contou.

Com as bicicletas acomodadas e vigiadas no Ginásio, os ciclistas seguiram para o Santuário, onde receberam as bênçãos dentro do espaço religioso, pelos padres Julio Cesar Agripino e o pároco da Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos – que já foi padre em Cássia -, Sandro Henrique de Almeida Santos, devidamente vestido de ciclista, pois foi pedalando.

O retorno da maioria dos ciclistas foi por um ônibus que a prefeitura cedeu para que voltassem em segurança.

Nós preparamos tudo com muito carinho para todos os participantes. Todas as secretarias se envolveram neste que é o primeiro evento do Santuário e esperamos ter vários outros”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Olga Bastos, que também faz parte da Comissão do Santuário de Santa Rita de Cássia.

Para o secretário municipal de Turismo e Lazer de Cássia, Diego Borges Dias, esta primeira romaria oficial rumo ao Santuário de Cássia foi uma experiência muito proveitosa.

“Foi muito positivo o evento, correu dentro do esperado, todos chegaram bem e pudemos contribuir na parceria junto à paróquia. Este sem dúvidas foi o pontapé para outros inúmeros eventos com romeiros que virão de toda parte do país a pé, de bicicleta, de carro conhecer o Santuário de Santa Rita de Cássia. Este deverá ser um dos principais destinos turístico religioso do país”, sinalizou.

Além de abençoar os ciclistas juntamente com padre Julio Cesar Agripino, Sandro Henrique pedalou até Cássia.

“A emoção tomou conta de todos nós. O desafio de pedalar até a cidade de Cássia e a oportunidade de visitar as obras do Santuário foi incrível. Para mim uma superação, pois o trajeto foi longo. Mas, acima de tudo a gratidão por participar dessa primeira romaria oficial. Fomos muito bem acolhidos e assessorados por todos. Este evento ficará na história”, disse.