Turismo Destaques

Parque Mirante dos Canyons inaugura canionismo e tirolesa

Por Adriana Dias / Redação

13 de setembro de 2021

Atrações que serão INAUGURADAS NO PARQUE MIRANTE DOS CANYONS ampliam opções de lazer em Capitólio./ Foto: Divulgação.

CAPITÓLIO – A região dos cânions do Lago de Furnas encanta pela beleza, que mistura o verde-esmeralda das águas em contraste com pedras rochosas de quartzito. Todos podem se programar para apreciar a natureza em contato direto com a prática das atividades de turismo de aventura. O Parque Mirante dos Canyons, localizado no coração de Capitólio, vai estrear nesta quarta-feira, 15, o canionismo e a tirolesa, novas e emocionantes atrações que serão supervisionadas por um grupo de 15 condutores, certificados pela MSV Adventure.

De acordo com o gestor do parque, Vinícius Martins, o canionismo é um esporte de aventura que consiste em percorrer cursos de água na vertical ou na horizontal, como rios, riachos ou córregos, passando por diferentes obstáculos. No parque Mirante dos Canyons, a prática é recreativa, lúdica e contemplativa. Podem participar turistas com idade a partir de 10 anos, e o peso máximo estabelecido é de 110 kg.

“Equipamentos especiais são disponibilizados pelo parque (incluindo roupa de neoprene, capacetes e sapatilhas). Todos os itens são de última geração e credenciados pelos órgãos competentes”, informou Martins.

Para a gerente-geral do hotel Obba Coema, Ana Paula Lemos Parreira, a experiência de participar como convidada da atividade, dentro dos treinamentos do grupo de guias, foi incrível. Ela explicou que nunca tinha praticado o canionismo e que ficou até emocionada ao ver as belezas naturais da região por um ângulo diferente.

“Achei muito bem estruturado e organizado. Antes de chegar ao local fizemos um seguro pelo site. Quando chegamos, os monitores fizeram um treinamento para entrar na cachoeira. São muito profissionais e passaram uma segurança muito grande para o grupo. No grupo que fiz tinha pessoas de 14 a 45 anos, acho bem acessível a todos. Certamente será mais um grande atrativo para esse destino turístico que se consolida cada vez mais. Amei a experiência e indico para todos”, afirmou Ana Paula.

Circuito de Tirolesas

A tirolesa é uma atividade que nasceu na Áustria, em Tirol, mas que hoje é praticada em todo o mundo, de forma democrática. Existem evidências de pessoas com 92 anos que já se aventuraram em tirolesas.
Esse circuito no Parque Mirante dos Canyons possui aproximadamente 600 metros de extensão e mais de 90 metros de altura, permitindo ida e volta em uma tirolesa dupla. Pessoas a partir de 5 anos podem participar. O peso mínimo estabelecido é de 45 quilos e o máximo de 110 quilos.

Atrações são realizadas com segurança

CAPITÓLIO – Nas atrações disponíveis no parque Mirante dos Canyons, serão seguidos rigorosamente protocolos de segurança, incluindo a assinatura de um termo de ciência risco por parte do praticante, e a oferta de seguro contra acidentes pessoais. Será proporcionada a cada participante uma boa dose de adrenalina e desafio, sempre com muita segurança.

De acordo com o gestor do Parque, Vinícius Martins, a qualificação para os condutores da região de Capitólio segue a norma internacional ABNT NBR ISO 21101, de Sistema de Gestão da Segurança e é quem está responsável pela implantação e gestão do parque de aventuras dentro do empreendimento é a MSV Adventure, empresa que atua desde 2006 no mercado de montagem de circuito de aventura por todo o Brasil.

 “Visamos sempre à segurança nas atividades que implantamos, com o cuidado em oferecer o que há de melhor em acabamento e praticidade. Sendo uma atividade relativamente nova no Brasil, o circuito de aventura baseia-se em montagem de trilhas, passarelas, redes, tirolesas e diferentes atividades suspensas, através de cordas e cabos de aço alocados de maneira estratégica para proporcionar a cada participante uma boa dose de adrenalina e desafio, com muita segurança sob supervisão de condutores especializados”, informou Vinícius.

​Conheça o Parque

Os interessados em visitar o Parque Mirante dos Canyons e curtir as atrações, podem acessar o Instagram @parquemirantedoscanyons ou entrar em contato via Whatsapp – (37) 9841-8139.