Turismo Destaques

Distrito de Ouro Preto, São Bartolomeu quer ser a melhor vila turística do mundo

14 de setembro de 2021

Foto: Reprodução.

São Bartolomeu , distrito de Ouro Preto, é um destino de turismo rural famoso pelo casario setecentista, produção de doces artesanais e as belezas naturais. Agora, é também um dos três destinos brasileiros selecionados pelo Ministério do Turismo (MTur) para participar do concurso melhores vilas turísticas do mundo, promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas.

“O turismo rural é um dos principais ativos de Minas Gerais, ao lado do turismo religioso, o cultural e o de natureza. O turismo rural é sinônimo de pertencimento, de memória afetiva, de raízes e também de desenvolvimento econômico, de geração de emprego e renda nos nossos campos e nos entorno deles. São Bartolomeu merece a indicação, todos deviam conhecer”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira.

O vilarejo foi inscrito por meio de chamada pública pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Ouro Preto.

“Ouro Preto já havia recebido, pelo distrito de Lavras Novas, o título de um dos destinos mais acolhedores do Brasil, pelo Travellers Review Awards 2021, da plataforma Booking.com, e, agora, comemora São Bartolomeu como uma das Melhores vilas turísticas do mundo. Um pequeno vilarejo que dispensa porta-vozes e mostra toda a sua beleza pelos moradores: pessoas monumentais”, comenta Rodrigo Câmara, secretário Municipal de Turismo.

Seleção

Alguns dos critérios considerados para a escolha do destino são a baixa densidade populacional de, no máximo, 15 mil habitantes; estar localizado em uma paisagem com importante presença de atividades tradicionais como agricultura, silvicultura, pecuária ou pesca; compartilhar os valores e estilo de vida da comunidade; e o posicionamento digital (redes sociais).

Os outros dois destinos indicados pelo MTur para participar da competição são a Vila de Enxaimel, em Pomerode (Santa Catarina), e o distrito Alberto Moreira, em Barretos (SP).
Com uma população de 730 habitantes e localizado a cerca de 18 quilômetros de Ouro Preto, o povoado de São Bartolomeu foi fundado nos anos finais do século XVII pelos bandeirantes, em busca do ouro, sendo um dos mais antigos de Minas Gerais.

Entre os vestígios do período áureo destaca-se a Igreja de São Bartolomeu, localizada no centro do distrito, cujos altares apresentam o estilo Nacional Português. As características arquitetônicas dessa igreja – com três janelas, torres com telhadinho e cunhais de madeira – é típica das primeiras construções em Minas Gerais. O distrito possui ainda belo casario setecentista (século XVIII), sendo que algumas dessas casas contam com oratórios públicos inseridos nas construções.

As belezas naturais de São Bartolomeu também devem ser destacadas, já que a localidade fica às margens do Rio das Velhas e é cercada pelo Parque Estadual do Uaimii, o que incentiva os passeios nas trilhas e cachoeiras ao redor da localidade.