Turismo Destaques Geral

Associação de Turismo de Capitólio vai realizar primeiro encontro de balonismo

Adriana Dias

22 de Maio de 2022

O objetivo da realização de um encontro é diversificar os eventos locais, atrair público e movimentar o comércio regional

CAPITÓLIO – Com o tema ‘Um show de cores no céu de Capitólio’, a empresa DaMata Balonismo, com apoio da Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (Ascatur), realiza o Primeiro Encontro de Balonismo de Capitólio, previsto para acontecer de 3 a 5 de junho. A previsão é da presença de 10 balões, sendo dois em formato especial somente para night glow, um da Galinha Pintadinha e outro de Carro de Corrida. Também foram convidados pilotos de paramotor, paraquedistas e anfíbios.

De acordo com a presidente da Ascatur, Elizângela Alves, o evento consistirá de uma atividade contemplativa com voos pela manhã, carreata de fogo e night glow ao anoitecer. O grande espetáculo serão os balões e o formato do evento, que dará atenção aos gigantes que trazem essa sensação lúdica para adultos e crianças. Aos interessados em voar de balão, o valor é de R$ 620,00 por pessoa.

O objetivo da realização de um encontro de balonismo, ainda conforme a Ascatur, é no sentido da promoção da imagem de Capitólio e da atividade através da diversificação dos eventos locais, atração de público e movimentação do comércio regional. “Após o espetáculo dos balões o objetivo é fomentar o comércio local de bares e restaurantes, que estão se preparando para uma programação especial para receber os turistas e também os residentes. Será um grande marco para nossa região”, disse Elizângela.

Capitólio é um destino turístico de verão já reconhecido internacionalmente e com o balonismo poderá ser fortalecido também como destino de inverno, ampliação para outras atividades.

Já estão confirmadas as presenças dos pilotos de balão Warley Macedo, Free, Alex, Sasha, Gustavo, Marcelo, Alemão, Flamarion, Paulinho (China in box), João (Piraciaba), Aquilino e Jonnhy.

 

Programação

Dentro da programação, no dia 3 e 4 a partir das 6h, saem os passeios de vôo livre, com local de partida da Emil Leilões. Das 17h30 às 18h30 acontece a Carreata de Fogo pelas ruas de Capitólio e das 18h30 às 19h30 a chegada na prainha com 30 minutos de night glow no campinho.
O night glow consiste em inflar os balões ao entardecer e iluminá-los internamente através da chama Full Light do Maçarico, proporcionando uma visão linda e emocionante. Na oportunidade, para melhor efeito, as luzes do recinto devem ser apagadas e som mecânico ligado para que os maçaricos sejam acionados no ritmo da música, proporcionando maior emoção.

A carreata de fogo é um cortejo de veículos pelas vias da cidade acionando o maçarico e “cuspindo” fogo, numa altura de aproximadamente 3 metros de altura, que ilumina e proporciona por onde passa, um lindo e emocionante visual terminando o trajeto na prainha de Capitólio.
Todas as aventuras contam com apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da equipe de primeiros socorros.