BELO HORIZONTE – Minas pode ser um dos destinos turísticos mais completos do Brasil de acordo com as tendências globais do setor para 2025. O estado oferece experiências únicas que combinam silêncio, contemplação, autenticidade, nostalgia e hospitalidade – valores apontados como prioritários por estudos das plataformas de viagem Booking e Hyatt.
O levantamento do Booking apontou que 79% dos entrevistados querem viagens que ofereçam bloqueio de ruído, o chamado “silent travel” (viagem silenciosa). Nesse aspecto, a Mantiqueira de Minas se destaca como um dos principais destinos. Com paisagens de montanha, clima ameno e pousadas charmosas, a região é ideal para retiros de bem-estar e longevidade. Os spas, terapias naturais e experiências imersivas conectam os visitantes à natureza e promovem um turismo sustentável.
O céu limpo da Mantiqueira também a torna perfeita para a contemplação astronômica, atraindo viajantes que buscam constelações e fenômenos raros. Além disso, a gastronomia local, com azeites, vinhos e pratos típicos revisitados, proporciona experiências memoráveis para os amantes da boa cozinha.
Reconhecida como Patrimônio Natural pela Unesco, a Cordilheira do Espinhaço oferece paisagens únicas para quem busca equilíbrio e paz interior. Seu céu limpo é um convite à observação das estrelas e eventos cósmicos, uma preferência crescente entre os viajantes globais.
Combinando turismo rural, atividades contemplativas e hospedagens sustentáveis, a região proporciona um refúgio para o silêncio e a reconexão com a natureza. Os roteiros que atravessam o Cerrado do “Grande Sertão: Veredas” acrescentam uma dimensão cultural e literária à experiência, com paisagens que inspiraram a obra de Guimarães Rosa.
“Minas Gerais é um estado que une diversidade e autenticidade. Da Mantiqueira ao Cerrado, somos um convite ao silêncio, à contemplação e à nostalgia, tendências que conectam os desejos do viajante contemporâneo com nossa essência mineira”, destaca o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Minas é um destino que acolhe todos os públicos, das viagens solo ao turismo intergeracional. Dados da Booking mostram que 88% dos Baby Boomers desejam pagar viagens para seus filhos e netos, e Minas oferece o cenário perfeito para essas conexões familiares.
Com roteiros que incluem cidades históricas, regiões produtoras de Queijo Minas Artesanal e vinhos, o estado promove experiências completas para todas as idades. Além disso, os charmosos vilarejos e festas populares criam novas conexões e momentos de autenticidade, valorizados pelos turistas.
Minas também se destaca pela força de seu patrimônio histórico. Com 62% dos bens tombados do Brasil, o estado é um destino para quem busca nostalgia e uma viagem no tempo. Caminhar pelas ruas de pedra e admirar casarões coloniais oferece um refúgio dos ritmos acelerados do mundo contemporâneo.
De Norte a Sul, de leste a oeste, Minas Gerais se posiciona como um dos destinos mais desejados para 2025, unindo tradição e modernidade em uma oferta que atende a diferentes perfis de viajantes. Seja na Mantiqueira, no Espinhaço ou nas cidades históricas, o estado é um convite a viver o melhor do turismo global com a inconfundível mineiridade.
Nas regiões da Canastra e do Mar de Minas, além das belezas naturais e da culinária, os municípios também oferecem nostalgia, umas das tendências de turismo para 2025 apontadas pela rede de hotéis Hyatt, temporadas intermediárias e a possibilidade de acomodar diferentes gerações em um só destino, outras duas tendências que devem movimentar o setor no próximo ano.