Carlos Renato
PASSOS – Nos 27 municípios da região foram registradas 83 candidaturas para disputa pelos cargos de prefeito e vice. Em 14 cidades, os atuais mandatários disputam a reeleição.
Para o cargo de vereador, 1.853 candidatos foram registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a disputa nas eleições de 6 de outubro. Os dados são do Cadastro Eleitoral divulgados pelo TSE e o tribunal tem até o dia 16 de setembro para julgar as contas dos candidatos registrados.
Segundo o órgão, Cássia é o município da região com maior número de candidatos ao cargo de prefeito e vice-prefeito, com sete pessoas cadastradas para cada cargo. A cidade também concentra o maior número de candidatos no Legislativo, com 126 registros.
Em quantidade de candidatos a prefeitos e vices, quatro munícipios da região ocupam o segundo lugar, com cinco candidatos disputando as prefeituras de Capetinga, Claraval, Fortaleza de Minas e São José da Barra.
Em relação ao número de candidatos ao cargo de vereadores, São Sebastião do Paraíso (124), Nova Resende (113), Carmo do Rio Claro (117) e Passos (106) passam a barreira de mais de 100 candidatos, atrás de Cássia.
Mulheres
De acordo com o TSE, sete mulheres concorrem ao cargo de prefeita na região, o que corresponde em 8,5%, do total dos candidatos registrados.
São elas: Maysa Marques Oliveira Brasileiro – Maysa do Feijãozinho (PSD), em Alpinópolis; Janaína Oliveira Andrade – Janaína Dentista (PP), em Capetinga; Sara Ferreira Mariano – Sara Mariano (PT), em Fortaleza de Minas; Maria Conceição dos Reis Pereira – Di Professora (PSD), em Jacuí; Simone Cristina Silva Ferreira – Simone Cristina (PL), em Passos; Luciane Aparecida Neves – Lu do Zé Gabriel (PSD), em Pratápolis; e Mônica Nazar Cerizza – Dona Mônica (Republicanos), em São Tomás de Aquino.
Outras 14 candidatas concorrem ao cargo de vice-prefeita na região, o que equivale em 17% do total dos candidatos nesse cargo.
Reeleição
Quatorze candidatos buscam a reeleição ao cargo de prefeito nesse pleito, o que corresponde em 17% do total de todos os candidatos.
São eles: Rafael Henrique da Silva Freire – Rafael Freire (PSB), em Alpinópolis; Cristiano Geraldo da Silva – Cristiano Gerardão (PL), em Capitólio; Filipe Cardoso Carielo – Filipe Carielo (PSD), em Carmo do Rio Claro; Ismael Silva Cândido – Ismael (PDT), em Ibiraci; Norival Francisco de Lima – Norival Lima (União), em Itaú de Minas; Maria Conceição dos Reis Pereira – Di Professora (PSD), em Jacuí; Carlos Eduardo Donnabella – Caburé (PSDB), em Monte Santo de Minas; Diego Rodrigo de Oliveira – Diego Oliveira (PSD), em Passos; Geovanio Gualberto Macedo – Geovanio (PSD), em Pimenta; Paulo César Vaz – Dr. Paulo (PSD), em Piumhi; Celso Henrique Ferreira – Celsinho (PL), em São João Batista do Glória; Onésio de Oliveira Andrade – Onésio (PSD), de São Roque de Minas; Marcelo de Morais – Marcelo Morais (PSD), em São Sebastião do Paraíso; e Daniel Ferreira da Silva – Daniel Tineca (PSD), em São Tomás de Aquino.