BELO HORIZONTE – O Governo de Minas realiza um mapeamento para identificar a demanda por profissionais qualificados, com formação técnica, para ocupar vagas no mercado de trabalho e sanar essas necessidades por meio dos cursos oferecidos pelo programa “Trilhas de Futuro”. As empresas mineiras podem preencher o formulário de mapeamento da demanda de mão de obra no estado até o dia 24 de abril.
Ao longo do ano de 2023, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede/MG) realizará o mapeamento de demandas por ocupações de trabalho e formação profissional. Através de um formulário, será possível definir qual tipo de formação é mais demandado para cada região do estado, fazendo com que os jovens tenham, de forma prévia, acesso a formações específicas para as ofertas de emprego disponíveis na sua região.
Segundo a Sede/MG, será traçado um plano de disponibilidade de cursos e vagas que serão oferecidos nas próximas edições do Trilhas. As respostas coletadas após esta data serão incluídas nos cursos a serem disponibilizados em 2024.
Trilhas de Futuro
Criado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), o “Trilhas de Futuro” oferece cursos gratuitos em instituições públicas ou privadas. Com duas edições em andamento, o programa oferece 78 cursos profissionalizantes em 181 instituições credenciadas, para cerca de 100 mil estudantes. Os estudantes têm isenção do pagamento da mensalidade, recebem material didático específico e, ainda, ajuda de custo diária para o pagamento de vale-transporte e alimentação. A terceira edição tem previsão para o início das aulas em maio de 2023 com oferta de mais de 40 mil novas vagas.