Ícone do site Folhadamanha

Tricampeão, Galo estreia nova casa diante do Santos

Foto: Reprodução.

Leonardo Natalino

PASSOS – Após ter o Torneio dos Campeões de 1937 reconhecido como título brasileiro pela CBF, na última sexta-feira, 25, o Atlético estreia a sua nova casa, a Arena MRV, diante do Santos, hoje, às 16h. Além de evitar o vexame de ser derrotado no primeiro jogo oficial da arena, o Galo tem um tabu de invencibilidade diante do adversário a ser mantido.

O clube mineiro não é derrotado pelo praiano fora de casa há mais de seis anos. São seis partidas sem triunfos, com quatro derrotas e dois empates. O último êxito dos paulistas em Belo Horizonte foi em 12 de julho de 2017. Na ocasião, a então equipe do técnico Levir Culpi superou os mineiros por 1 a 0, na Arena Independência, pelo Brasileirão. O gol foi de Daniel Guedes, no último minuto da partida. 

Ao longo da história, inclusive, o Santos sempre enfrentou muita dificuldade ao visitar o Atlético. São apenas sete vitórias, além de 12 empates e 26 derrotas.

Para o confronto, as equipes devem formar com: Atlético – Everson; Saravia, Lemos, Jemerson e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia e Igor Gomes; Patrick (Pedrinho), Paulinho e Hulk. Santos – João Paulo; Dodi (Gabriel Inocêncio), João Basso, Alex e Dodô; Rodrigo Fernández, Jean Lucas e Lucas Lima; Mendoza, Soteldo e Marcos Leonardo. 

Tricampeonato

O reconhecimento do título de 1937 foi confirmado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em documento assinado pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. Conforme resolução da presidência nº 03/2023, a CBF “reconhece o Torneio dos Campeões como o Campeonato Brasileiro de 1937 e, com isso, o Clube Atlético Mineiro – CAM o Campeão Brasileiro daquele ano”.

Foram citados requerimentos feitos por diversos clubes para reconhecimento dos títulos da Taça Brasil e Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”, dos anos de 1959 a 1970, que deram origem à resolução publicada em 2010.

A entidade destacou o Torneio dos Campeões de 1937 “como o primeiro torneio interestadual e de relevância nacional que contou com a participação de clubes de migraram para o modelo profissional (o campeão Mineiro – Clube Atlético Mineiro – CAM, o campeão do Distrito Federal – Fluminense, o campeão paulista – Portuguesa, o campeão capixaba, Rio Branco e, ainda, o Campeão do Estado do Rio de Janeiro – Alliança e a Liga da Marinha”.

Dessa forma, o Atlético é considerado o primeiro campeão brasileiro.

Sair da versão mobile