Ícone do site Folhadamanha

Treinador Filipe Luís tem a melhor defesa no comando do Flamengo

Filipe Luís tem média de 0,5 gols sofridos por jogo / Foto: Reprodução

PASSOS – Filipe Luís alcançou a menor média de gols sofridos entre os técnicos do Flamengo nos últimos dez anos. Sob seu comando, o time disputou 24 partidas e foi vazado apenas 12 vezes, resultando em uma média de 0,5 gols sofridos por jogo. O desempenho defensivo em 2025 é ainda mais impressionante: em nove jogos, a equipe levou apenas um gol.  

O treinador rubro-negro destaca a importância do equilíbrio entre defesa e ataque para manter essa solidez. Para ele, a fase defensiva vai além dos zagueiros e laterais, envolvendo todo o time. “Dou muito valor para a fase defensiva, que não é só zagueiro e lateral, é uma equipe toda. A fase defensiva é tão importante quanto a ofensiva. Estou fissurado em atacar, mas entendo que temos que saber defensor”, comentou após a vitória sobre o Vasco no último fim de semana. O treinador ressaltou que, mesmo correndo riscos, prefere perder jogando de forma equilibrada. 

O desempenho defensivo de Filipe Luís superou o de Dorival Júnior, que, em 2018, sofreu sete gols em 12 jogos, com uma média de 0,58. Paulo César Carpegiani aparece em terceiro, com 0,65 gols sofridos por jogo, após levar 11 gols em 17 partidas. Entre os mais recentes, Tite teve média de 0,72, sofrendo 51 gols em 70 jogos. 

Outros dez treinadores também mantiveram médias inferiores a um gol por partida, entre eles Maurício Barbieri, Muricy Ramalho, Jorge Jesus, Reinaldo Rueda, Renato Gaúcho, Vanderlei Luxemburgo, Abel Braga, Paulo Sousa e Zé Ricardo.  

A marca alcançada por Filipe Luís evidencia a eficácia do seu sistema defensivo e reforça a confiança da torcida rubro-negra nele.

Sair da versão mobile