Bianca Simionato
PASSOS – Restam apenas duas rodadas para o fim da primeira fase do Campeonato Mineiro de 2024. Como esperado, América, Atlético e Cruzeiro estão praticamente garantidos nas semifinais. A 4ª vaga para o mata-mata deve ser decidida entre Tombense e Athletic. No entanto, de acordo com o departamento de matemática da UFMG, outros clubes ainda têm chance.
O América, líder do Grupo C, com 14 pontos, tem a melhor campanha geral após seis rodadas. São quatro vitórias e dois empates, um aproveitamento de 77%. Além de estar invicto. O time comandado por Cauan de Almeida também tem o melhor ataque da competição com 16 gols e a melhor defesa, com apenas um gol sofrido.
Já o Atlético é o líder do Grupo B, com 10 pontos, e tem a terceira melhor campanha geral. O Galo venceu três partidas, empatou uma e perdeu outra. Aproveitamento de 55%. O Cruzeiro, por sua vez, é o líder do Grupo A, com 13 pontos, e tem a segunda melhor campanha geral. A equipe de Nicolás Larcamón tem quatro vitórias, um empate e uma derrota.
O regulamento do Campeonato Mineiro prevê a classificação para as semifinais dos líderes de cada grupo, além do melhor segundo colocado geral. Neste momento, América, Atlético, Cruzeiro e Tombense seriam os semifinalistas.
O Tombense é o melhor segundo lugar geral com 12 pontos, no Grupo A. O time de Tombos está invicto na competição, com três vitórias e três empates, um aproveitamento de 66%. Curiosamente, a equipe tem melhor desempenho que o Galo. Além do Tombense, podem conseguir a vaga Athletic e Villa Nova.
Na lista divulgada pela UFMG as probabilidades de avançar para o mata-mata são: América 94,9%, Cruzeiro 91,1%, Atlético 88,2%, Tombense 59,3%, Athletic 49,9%, Villa Nova 11,2%, Pouso Alegre 2,5%, Itabirito 1,7% e Patrocinense 1%. Os times Uberlândia, Ipatinga e Democrata-GV não possuem chances de classificação.