Rafael Marcon
PASSOS – A jogadora da equipe do Passos Futsal Feminino, Jenifer Martins, foi contratada pelo clube de Santa Catarina, Leoas da Serra. Mineira e natural do município de Formiga, a atleta disputou torneios representando Passos nas temporadas passadas e em 2024 inicia uma nova jornada no sul do país, após assinar contrato profissional até o fim de 2024.
Em entrevista exclusiva à Folha, Jenifer afirmou que está preparada para está nova oportunidade na carreira. “Estou muito feliz de ir para o Leoas da Serra. Era um sonho ir jogar no sul do país, já que lá a modalidade é bem representada e o nível de competição é altíssimo. Estou preparada para isso e confesso estar bastante ansiosa. Vamos disputar muitos campeonatos nacionais e estaduais, como a Liga Feminina de Futsal (LFF), catarinense, Libertadores da categora, entre outros torneios”, disse a jogadora, que tem 20 anos.
A jovem atleta passou pelos times de Bebedouro-SP e São José dos Campos-SP, chegando com bagagem de ‘gente grande’ na equipe mineira em Passos, onde ergueu a taça do Campeonato Mineiro, do Jogos da Juventude (JoJu), da Liga Sul de Minas, da Copa Alterosa, da Liga Rio Pardense, entre outras.
Para ela, a despedida é dura, pelo potencial que conquistou em Passos, mas a gratidão será eterna. “Sentirei muita saudade da equipe e comissão técnica, foram anos juntos, temos muitas histórias para contar e todos fazem parte da minha trajetória. Foi muito bom jogar em Passos. É minha segunda família. A cidade me acolheu bem, fechei minha trajetória com chave de ouro aqui”, disse.
A jogadora começou no time de Passos aos 13 anos, disputando campeonatos em Formiga, na cidade natal, decidindo seguir carreira com 15, quando recebeu o convite para morar em Passos.
Parceria
Para Júlia Alves, atleta da equipe passense há duas temporadas, a ex-companheira terá uma carreira grandiosa pela frente.
“O Passos dá várias oportunidades. Gosto muito de representar essa cidade. A Jenifer já conquistou muitos títulos aqui. É uma atleta que tem uma carreira enorme pela frente. Na minha opinião, o futsal é uma terapia”, disse a jogadora, que atua pelo sub-20 do Futsal Feminino de Passos.
Jenifer acredita no potencial da mulheres na modalidade
PASSOS – O crescimento do futebol feminino tem sido pauta do país nos últimos anos. Especificamente no ano passado, o futebol de campo bateu recordes de público nos estádios.
A Folha abordou o tema com Jenifer Martins, que crê num crescimento consequente da modalidade coirmã do futebol, jogada nas quadras.
FM: O que você acha sobre o futsal feminino no Brasil?
Jenifer: A modalidade não chegou onde ela merece, ter o reconhecimento que ela merece, mas estamos no caminho para fazer acontecer, acredito que falta investimento em algumas coisas, valorização em algumas partes, mas estamos buscando melhorias sempre.
FM: Falta valorização salarial às atletas?
Jenifer: Consigo me sustentar como jogadora, mas ainda não é o bastante.
FM: Você tem acompanhado essa evolução da modalidade ‘irmã’ do futsal?
Jenifer: Sim, tenho acompanhado o crescimento do futebol feminino e fico feliz por estarem ocupando o espaço que merecem, mas é claro que ainda tem muito o que crescer também.
FM: Você espera que essa atenção também se volte ao futsal?
Jenifer: Com certeza, é oque mais esperamos ter são os olhares de grandes marcas para a nossa modalidade e ter o apoio delas também!