PASSOS – O Hospital Unimed em Passos promoveu nos dias 4 e 5 de maio uma campanha de conscientização sobre a importância da correta higienização das mãos. Na instituição, a ação envolveu colaboradores, médicos, pacientes e acompanhantes, e foi realizada pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Durante a abordagem, profissionais de saúde puderam fazer um teste para verificar se a higiene das mãos foi feita de modo correto.
Na ação, o público recebeu instruções sobre os 12 passos para a higienização das mãos, preconizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), receberam frascos de álcool em gel e tiveram a oportunidade de ver, na prática, a diferença de quando as mãos são limpas da maneira correta. Por meio de um aparelho, cedido pela empresa Rioquímica para a ação, quem participou pode observar como as mãos estavam antes e depois de seguir o passo a passo da higiene das mãos.
“O aparelho consiste em uma caixa com luz negra e abertura para encaixe das mãos. Na dinâmica, foi aplicado o luminol, produto que ilumina as áreas atingidas quando exposto à luz negra e que, na prática, demonstra as possíveis falhas no processo de higienização, já que as regiões não iluminadas são as que não estão limpas. Assim, pudemos demonstrar, na prática, a importância de se higienizar as mãos corretamente no cuidado humano, estimulando que as equipes aperfeiçoem este hábito no dia a dia”, disse a enfermeira do SCIH, Lidiane Pereira.
Segundo a enfermeira, as mãos carregam vírus, bactérias, germes e fungos, podendo provocar doenças diversas como resfriados, covid-19, conjuntivite, diarreia, infecções respiratórias, entre outras. “A higiene das mãos é o procedimento mais simples e eficaz para evitar uma série de infecções. É importante lembrar, neste processo, que tanto a palma, como o dorso, entre os dedos e a ponta das unhas devem ser higienizados com água e sabão. Se a mão não estiver visivelmente suja, também é possível usar álcool 70%”, orientou a enfermeira.
Saiba mais
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu o dia 5 de maio como o “Dia Mundial da Higiene das Mãos”. Em 2023, o lema da campanha global é “Acelere a ação conjunta. Salve Vidas – Higienize Suas Mãos”. O intuito da campanha é envolver profissionais e instituições de saúde, governos e organizações para potencializar a higiene das mãos como forma de reduzir os riscos de infecções.