Destaques Polícia

Tenente-coronel Afrânio assume Comando do 43º BPM de Paraíso

31 de janeiro de 2025

Novo comandante Tenente Coronel Afrânio Garcia retorna a Paraíso para dirigir o 43º Batalhão da Polícia Militar / Foto: Divulgação

Roberto Nogueira

S. S. PARAÍSO – Uma solenidade realizada no final da manhã de quinta-feira, 30, marcou a troca de comando do 43º Batalhão da Polícia Militar em São Sebastião do Paraíso. O tenente-coronel Afrânio Tadeu Garcia assumiu a unidade que é responsável pelo policiamento de 15 municípios. Ele enfatizou que pretende dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, mas deverá reunir com todo o comando regional para alinhar as principais ações que pretende desenvolver.

A solenidade foi realizada nas dependências do Teatro Acissp. O evento foi presidido pelo comandante da 18ª Região da Polícia Militar, coronel José Trajano de Oliveira. Além de lideranças políticas, judiciárias, também estavam presentes comandantes das unidades fracionais do batalhão. Policiais militares do 15º Batalhão de Polícia Militar do interior, de Ribeirão Preto (SP), também prestigiaram a posse do novo comando.

“Já atuei em várias unidades aqui do nosso Sul de Minas comandando pelotões em diversas cidades, inclusive aqui em São Sebastião do Paraíso, onde agora estou de volta, além de batalhões como Alfenas e Poços de Caldas”, disse o tenente-coronel. Afrânio disse ainda que pretende trabalhar unido com as demais forças policiais e de segurança do município. “Faremos uma atuação integrada no combate ao crime e em benefício da população”, disse.

Ele reforça que a questão da segurança é muito complexa por existirem várias vertentes. Quanto ao fato de Paraíso estar em uma região de fronteira com o estado de São Paulo, na chamada rota caipira do tráfico, ele enfatiza a importância da parceria. “Vamos trabalhar com a união de todas as forças para que obtenhamos os melhores resultados possíveis”, aponta.

Ainda sobre o trabalho que pretende desenvolver em Paraíso, Afrânio adiantou que vai manter intensificada a atuação para o combate a motos irregulares e furtos. “Teremos mais presença nas ruas, no trabalho preventivo e repressivo, na atuação comunitária, inclusive na zona rural, enfim faremos de tudo para termos os melhores indicadores de combate à criminalidade em todas as circunstâncias”, disse.

Representando o 3º Batalhão da Polícia Militar do Interior e a 3ª Companhia da PM em Altinópolis, o capitão Danilo Daltoso foi um dos representantes do estado de São Paulo na solenidade. “Recebemos o convite e estamos presentes, é importante que as polícias estejam unidas e integradas. A proposta é fazermos uma atuação conjunta no combate à violência, à criminalidade, ao tráfico e prestarmos o melhor serviço à população”, afirma.