27 de setembro de 2023
Foto: Divulgação.
PASSOS – A chuva que ocorreu em Passos na tarde desta quarta-feira, 27, causou queda de árvores, postes e parte do teto de uma escola municipal, alagamentos e interrupção no fornecimento de energia.
No Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Casarão, a água alagou parte do imóvel e as crianças tiveram que ser colocadas sobre mesas e bancos para não se molharem. Segundo informações da Prefeitura de Passos, ninguém ficou ferido.
Na região central da cidade, a energia foi interrompida por volta das 14h30, após queda cabo em um poste localizado na rua Madre Carmen Salles, em frente ao Colégio Imaculada Conceição. O cabo caiu na rua e pegou fogo, próximo a veículos que estavam estacionados, e causou pânico entre alunos do colégio.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, houve queda de árvores em vários pontos da cidade. Uma delas chegou a ser arrancada pela raiz, na Avenida Poços de Caldas, e parte dos galhos chegou a atingir um veículo.
Na rua da Praia, no bairro da Penha, a rede de distribuição de energia elétrica foi atingida pela queda de uma árvore, o que também causou interrupção no fornecimento no condomínio Vila Formosa e em boa parte do bairro.
Na Rua Barbacena, no bairro Cohab 2, outro poste também foi danificado durante o temporal e parte dos moradores ficou sem energia elétrica.
No bairro Santa Luzia, a tempestade arrancou todo o telhado de uma casa e deixou os moradores desabrigados. A Defesa Civil está dando apoio.
Na avenida Comendador Avelino Maia (Avenida da Moda), o Córrego São Francisco transbordou próximo ao Ginásio da Barrinha. Segundo o prefeito Diego Oliveira, choveu 37 milímetros em cerca de 40 minutos. Ele lamentou os estragos causados na cidade e disse que a prefeitura montou uma força-tarefa para atender as ocorrências.
Segundo informações dos Bombeiros, uma guarnição da 2ª Ala Operacional da corporação em Passos, composta pelos sargentos André e Renato, pelo cabo Lucas e pelo soldado Botelho esteve no Anexo II da Escola Municipal Francina de Andrade, onde parte do telhado de uma sala de aula cedeu.
De acordo com os Bombeiros, partes do teto que desabou atingiu crianças, mas não houve feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, um toldo foi arrancado com o vento e lançado para dentro da escola, danificando a cobertura.
Por orientação dos Bombeiros, as aulas foram paralisadas e os pais foram alertados para buscar os filhos. Além do teto, os Bombeiros também verificaram outros danos na edificação, que inviabiliza o uso até que seja feita a manutenção para prevenção e segurança dos alunos e professores.
“Caiu o teto da minha sala e todo mundo ficou assustado”, disse a estudante Alana Victória, de 6 anos.
Além de Passos, a chuva também provocou estragos em ao menos outras quatro cidades no Sul de Minas. Lavras, Varginha, Conceição dos Ouros e São Gonçalo do Sapucaí tiveram danos por conta do temporal de ontem.A chuva na região teve registros de ocorrências tanto na parte da manhã quanto durante a tarde desta quarta.
Em Lavras também houve queda de árvores e postes e danos a carros e imóveis. A chuva durou cerca de 20 minutos e causou interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Em São Gonçalo do Sapucaí, uma chuva de granizo durou cerca de 15 minutos e atingiu bairros da cidade e a zona rural, mas não causou prejuízos. Em Conceição dos Ouros, o temporal chegou a destelhar casas, uma escola e atingiu a cobertura de uma quadra de esportes.
Em Varginha, uma chuva com vento teve início por volta das 9h e causou estragos em duas escolas.