Destaques Esporte

Técnico de karatê morre em acidente de moto em Passos

1 de outubro de 2024

Reinaldo e Weverton./ Foto: Reprodução

Ézio Santos

PASSOS – O passense Reinaldo Alves do Nascimento, de 44 anos, treinador de karatê, perdeu a vida ao se acidentar com motocicleta na rodovia MG-050, próximo ao trevo com a avenida Arlindo Figueiredo, no perímetro urbano dde Passos, no último sábado, 28.

O técnico realizou a última atividade em vida na tarde do dia 28, como instrutor na Prefeitura de Itaú de Minas. Em uma motocicleta, quando regressava para Passos, por volta das 16h, em frente a um hotel, ainda por razões desconhecidas, perdeu o controle do veículo que veio a capotar e, com Reinaldo, foi parar no gramado do canteiro central da estrada. O corpo dele foi projetado para dentro da canaleta de água pluvial central.

No exato momento, passavam quatro pessoas em um carro no sentido contrário, que pararam próximo ao local e foram ver quem era o motociclista. “Minha esposa Elisângela viu o capotamento da moto. Imediatamente, eu e Peterson fomos socorrer o homem, que ainda respirava. Enquanto isso, ela e a amiga Flávia, mulher do Peterson, ligaram para os Bombeiros e o Samu. Nisso, chegaram dois policiais militares à paisana, que ao abrir a mochila perto do corpo, encontram um quimono e os documentos, vindo a revelar que era o Reinaldo, que eu o conhecia bem, mas estava barbudo e ainda de capacete, dificultando saber sua identidade”, afirmou o fisioterapeuta Jarbas de Paula Limas Júnior.

Ainda de acordo com o profissional da área de saúde, que ia para uma festa na região rural de Formoso da Serra, poucos quilômetros do local do acidente, Reinaldo sangrava pelo nariz, mas aparentemente não apresentava outros ferimentos pelo corpo. “Quando o Samu chegou, ele já estava morto. Aí o mundo caiu para nós. Fomos nos divertir, mas não tinha como esquecer das cenas anteriores e viemos embora. Não tínhamos mais clima de alegria”, ressaltou Jarbas, também passense, de 53 anos.

Levado para o Posto de Perícias Integradas do município, o corpo do treinador foi examinado pelo médico perito, Paul Holzmann Neto, e o auxiliar Flávio Roberto Costa. O laudo do exame de necropsia apontou com causa da morte, traumatismo cranioencefálico, em razão da queda brusca ao perder o controle da motocicleta. Foi confirmado que não havia sinais de ferimentos ou fraturas pelo corpo de Reinaldo, apenas na cabeça.

Homenagens

O velório ocorreu na manhã deste domingo, 29, e o sepultamento ocorreu às 13h no Cemitério da Saudade de Passos. Um elevado número de pessoas foram dar o adeus ao ex-karateca. Aproximadamente 50 alunos de Passos e Itaú de Minas se apresentaram em frente ao portão principal do campo santo em forma perfilada, e sob o comando do faixa preta Lincoln Wilker Fioratti da Silva, atleta da Prefeitura de Itaú, pronunciaram em voz alta os cinco lemas do karatê. Antes do caixão ser colocado na sepultura, foi a vez das cinco maçonarias, representadas por alguns membros, prestaram homenagem a Reinaldo, que frequentava a Maçonaria Marco Joele.

“Foi um dos dias mais tristes que passei na minha vida. O amigo do peito, campeão no Pan do Chile em 2016, foi a última pessoa que ele conversou antes do acidente. Nos despedimos em Itaú de Minas, Reinaldo subiu na moto e dez minutos depois ele estava morto de forma trágica”, lastimou Lincoln.

“Foi a melhor pessoa que apareceu na minha vida, depois de 11 anos convivendo juntos. Colecionamos momentos inesquecíveis na vida atlética e na vida pessoal. Lembro como se fosse hoje, o abraço que dei nele quando ganhei meu primeiro campeonato, e que abraço bom! Reinaldo queria ver seus alunos no topo em todos os sentidos, queria que eles treinassem, dedicassem, ganhassem, mas sobretudo estudassem para ser alguém na vida”, contou o jovem passense e aluno Flávio Henrique Faria, de 19 anos.

Com exclusividade para a Folha da Manhã, o presidente da Federação Mineira de Karatê, Milton Francisco Coelho, divulgou nota afirmando que “com pesar, lamento profundamente a perda do nosso professor e técnico Reinaldo, que deixa um legado de amor, dedicação e exemplos que permanecerão vivos na memória daqueles que tiveram a honra de conhecê-lo. Além de sua trajetória pessoal. Neste momento de dor, expresso minhas sinceras condolências à família enlutada, que sua memória seja sempre lembrada com carinho”. Reinaldo era solteiro e deixou os pais.