Bianca Simionato
PASSOS – No último final de semana, a cidade de Passos recebeu o técnico da Seleção Brasileira Cadete Feminina de Handebol, Daniel Suárez, mais conhecido como Cubano. O treinador, que também comanda o Centro Olímpico de Treinamento de Handebol (COT), esteve no município no último sábado, 19, e promoveu um dia especial de atividades com atletas das escolinhas locais, com direito a treino exclusivo, bate-papo e distribuição de brindes.
Cubano se destacou no Brasil como atleta e técnico do tradicional Clube Metodista, de São Bernardo do Campo, onde conquistou diversos títulos. Hoje, além de sua atuação na seleção, lidera projetos sociais que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão, como o projeto “Mão Solidária”, apresentado durante sua visita e que poderá ser implantado em Passos.
O evento, realizado no Ginásio Baru de Pádua, reuniu meninos e meninas de 11 a 16 anos e contou com a presença de figuras importantes do handebol local, como os professores Talita Souza e Benedito Ribeiro, a ex-treinadora Maria Emília, o vereador André Albino, o estagiário Éder Reis e o professor Roberto Sunção, da Escola Jalile – que representará a cidade no Jemg a partir do dia 4 de maio, em São José da Barra.
Natural de Cuba, Daniel Suárez chegou ao Brasil há quase 30 anos para atuar como jogador de handebol. Em 2005, fundou o projeto social “Mão Solidária”, que desde 2024 passou a captar recursos por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, do Governo do Estado de São Paulo. Os recursos são utilizados na compra de materiais esportivos e no custeio de viagens para competições estaduais e nacionais. O projeto é desenvolvido no Centro de Excelência Esportiva de Handebol, em São Bernardo do Campo, e atualmente atende mais de 150 crianças e adolescentes com idades entre 9 e 17 anos.
Foto: Divulgação