Carlos Renato
BELO HORIZONTE – Auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) encontraram um aparelho de Raio X sem utilização na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Passos, ventiladores dentro de caixas, pia sem torneira e pacientes em corredores.
Os problemas foram encontrados durante a Operação Saúde na noite desta quarta-feira, 6, que fiscaliza hospitais e unidades de saúde em municípios mineiros.
Segundo informações do TCE, a UPA estaria aguardando a instalação do aparelho desde 8 de janeiro de 2023. O tribunal também apontou que a unidade estaria com macas em corredores para atendimento a pacientes.
Na Operação Saúde, desencadeada pelo tribunal na última terça-feira, 5, auditores fiscalizaram as UPAs de Passos e de São Sebastião do Paraíso. Na noite desta quinta-feira, 7, estava prevista a fiscalização na Santa Casa de Piumhi.
Em fotos divulgadas pelo TCE na tarde ontem, os auditores apontam terem encontrado uma pia sem torneira em um banheiro, ventiladores sem utilização, dentro de caixas, e pacientes em maca em corredores, além de buraco no teto.
“No Hospital Regional Dr. José Américo, em Barbacena, na região do Campo das Vertentes, foram achados equipamentos aguardando manutenção desde 2021 e medicamentos armazenados de forma incorreta. Os analistas do TCE também encontraram 3 aparelhos de Raio X móveis e um fixo sem funcionamento. Algo não muito diferente acontece na UPA de Passos, no sudoeste de Minas, que o aparelho de Raio X está sem operação, pois está esperando a instalação desde 8 de janeiro do ano passado”, informa o tribunal.
“Macas posicionados em corredores para atendimentos de pacientes não é algo incomum. Só nas visitas feitas no fim da tarde e noite de ontem (quarta-feira), nas unidades de Valadares; Passos; no Hospital Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova; na UAI Morumbi de Uberlândia; e na Unidade de Pronto Atendimento José Belchior, em Campo Belo foram encontrados doentes recebendo assistência em corredores de passagem”, aponta o TCE.
A Secretaria de Saúde de Passos informa que a unidade já possui um aparelho e que deve ser criado um local para a instalação do que está inoperante. “A UPA já possui um aparelho de raio x, que atende toda população, mas com esse novo local, que será construído a partir do início do próximo ano, teremos outro aparelho em funcionamento, totalizando dois aparelhos”, informa a prefeitura.
A secretaria nega que tenha pacientes em macas nos corredores da UPA. “Sobre a denúncia de pacientes em macas nos corredores, o secretário interino, Duarte Comotti, informa que, em visitas à Unidade e acompanhando as câmeras do local, não viu nenhum paciente nestas condições, provavelmente tenha sido algo corriqueiro”, informa a pasta.
Segundo o TCE, a auditoria nas unidades de saúde é inédita no órgão. “O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) faz nesta terça-feira (5) uma operação de auditoria inédita. Com mais de 100 servidores envolvidos, o TCE estará presente, de forma simultânea, em diversos municípios, fiscalizando unidades de saúde em todo o estado”, informa o tribunal.
Segundo o coordenador de Auditorias dos Municípios, Thiago Henrique da Silva, cerca de 70% da população mineira depende exclusivamente da saúde pública e, por isso, o TCE quer avaliar 11 eixos temáticos ao longo do trabalho.
“Todas essas informações serão tabuladas e, num segundo momento de fiscalização, iremos acompanhar o que foi resolvido nestas unidades de saúde e quais são as justificativas dos gestores para aqueles problemas, em busca do saneamento. Já os casos mais graves serão processuais, com representações podendo ser até expedidas pelas autoridades da casa”, afirma o coordenador.