27 de agosto de 2024
“Esse bolinho é uma história de família, é um resgate de história da minha mãe”, diz vencedora do evento / Foto: Divulgação
S. J. B. GLÓRIA – O bolinho “Arretado Demais”, da Tapiocaria Vó Donina, o “Torresmo com Bolinho Canastra”, do Bar do Negão, e a porção “Me Atolei na Canjiquinha”, do Cantinho de Minas Bar e Restaurante, conquistaram 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, no Concurso de Tira-Gosto da Temporada de Inverno do Glória 2024, realizado pela Associação Comercial e Empresarial de São João Batista do Glória (AceGlória).
A Família Salermo Pizzaria recebeu menção honrosa de “Melhor Ambiente” e o Bar do Capocha por “Melhor Atendimento”.
Os resultados foram divulgados no sábado, 24, durante evento na praça Belo Horizonte (praça da Matriz), em São João Batista do Glória. Apesar de uma forte ventania ocorrida justamente no horário de início do evento, por volta de 20h, o público compareceu ao local para prestigiar o encerramento oficial da Temporada de Inverno, que apresentou show de MPB da banda Edilson José Quarteto e música eletrônica do DJ Supla.
Os participantes contaram com petiscos e bebidas servidos pelos comerciantes que atuam todo fim de semana na feirinha da praça. Visitantes de Passos, Capitólio e Carmo do Rio Claro prestigiaram o evento.
Após a primeira parte do show, os organizadores entregaram os certificados aos representantes dos bares e restaurantes que participaram do concurso. Na sequência, veio a revelação dos ganhadores, com direito de rufar dos tambores para o anúncio do primeiro lugar. Os três primeiros colocados também receberão premiações em dinheiro, sendo R$ 1,5 mil para o primeiro lugar, R$ 1 mil para o segundo e R$ 500 para o terceiro.
“Eu sou muito agradecida, muito obrigada por terem votado em mim. Para mim, não é o dinheiro que é importante. Esse bolinho é uma história de família, é um resgate de história da minha mãe. Eu fiquei feliz, muito feliz mesmo, muito obrigada à população do Glória, de Passos, que veio comer e votar”, disse Maria Ortrudes de Lima, a “Tudy”, da Tapiocaria Vó Donina. Ela conta que está recebendo muitas mensagens de pessoas que passaram pelo estabelecimento, que estavam na torcida e queriam conhecer o resultado.
José Soares de Souza, do Bar do Negão, classificado em segundo lugar, afirma que o evento foi importante para dar visibilidade ao comércio. “Quero parabenizar a iniciativa e só tenho a agradecer. E acredito que tem ainda muitas coisas boas a se fazer aqui no Glória. Com projetos como esse, o turista vai ficar em São João Batista do Glória”, afirmou José, que também comentou sobre a repercussão positiva entre os clientes e amigos do estabelecimento.
A avaliação da AceGlória é que o projeto foi bem-sucedido. De acordo com a associação, muitos moradores prestigiaram os bares, assim como os turistas.
A promoção do município enquanto destino turístico é destacada pelo assessor Michel Carrenho. “As divulgações na internet chegaram para mais de 230 mil pessoas nos estados de Minas e São Paulo, o nome da cidade ficou em evidência durante toda essa temporada de inverno, e com certeza novos frutos virão em próximas temporadas de férias e viagens”, afirma o assessor.
“Foram registrados nas cédulas de votação elogios e sugestões, por participantes não somente da região, como também de diferentes lugares do Brasil, do sul ao norte do país”, enfatiza Michel Carrenho.
A meta da associação comercial gloriense é prosseguir com este tipo de evento no próximo ano, considerando o potencial de desenvolvimento turístico no município.
Moradoras de Passos participaram da comissão apuradora do evento
A Temporada de Inverno do Glória 2024 foi uma ação realizada pela AceGlória com o objetivo de trazer alternativas de lazer para os moradores, estimular o turismo, valorizar a culinária mineira e aquecer o comércio local.
O projeto foi viabilizado com recursos de uma emenda orçamentária impositiva aprovada pela Câmara Municipal e começou no mês de maio, quando a AceGlória fez o convite aos bares e restaurantes da cidade para participarem da temporada e do concurso de tira-gosto.
Após assembleia geral para aprovação do projeto e do regulamento do concurso, ocorreu, em junho, o período de preparativos, em que os bares criaram seus pratos de tira-gosto e a AceGlória providenciou a campanha de divulgação.
De 18 de julho a 18 de agosto ocorreu a temporada propriamente dita, em que a população e os turistas foram aos nove estabelecimentos participantes para pedir o prato e dar notas.
Neste período, todas as pessoas que comeram os tira-gostos puderam preencher uma cédula para dar notas de 1 a 10, para quatro quesitos: sabor e harmonia dos ingredientes; criatividade e apresentação visual; limpeza e organização do ambiente; e qualidade do atendimento, tempo de espera e simpatia.
A apuração das notas foi realizada no dia 22 de agosto. Conforme o regulamento aprovado em assembleia, foram calculadas as médias gerais das notas atribuídas a cada estabelecimento e também as médias separadamente para cada quesito.
A comissão apuradora foi formada pelas convidadas Marisa Lemos, Milena Macedo e Vanessa Silva, moradoras de Passos, em conjunto com a diretora administrativa da AceGlória Vanessa Cassoli, o conselheiro fiscal João Victor Reis e o assessor jurídico-administrativo Michel Carrenho.
De acordo com a comissão, as médias gerais e dos quesitos separadamente foram todas altas, sempre acima de 9, mostrando o entusiasmo e o apoio do público que compareceu aos bares e restaurantes para degustar e votar.