Ícone do site Folhadamanha

Superintendência faz reunião com secretários de saúde da região

A REUNIÃO FOI ABERTA PELA SUPERINTENDENTE DA SRS PASSOS, KÁTIA RITA GONÇALVES, E A PRESIDENTE DO COSEMS – REGIONAL DE PASSOS, EDINA APARECIDA DE ANDRADE GONÇALVES / Foto: Divulgação

PASSOS- A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos promoveu uma reunião com os novos secretários municipais de saúde e os que foram mantidos no cargo com o início dos mandatos dos prefeitos para o período 2025-2028.

Segundo informações da SRS, eles participaram da primeira reunião do ano das comissões intergestores bipartites (CIB) das microrregiões de Saúde de Cássia, Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso.

“A reunião conjunta da Câmara Técnica e CIB das microrregiões de saúde de Cássia, Passos, Piumhi e São Sebastião do Paraíso, formadas por 27 municípios, foi aberta pela superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, e a presidente do Cosems – Regional de Passos, Edina Aparecida de Andrade Gonçalves”, informa a SRS.

De acordo com a superintendência, Kátia deu as boas-vindas aos secretários da região, que teve uma renovação de 60%, e reiterou o compromisso da SRS Passos, reforçando a importância da participação deles nas reuniões mensais para o fortalecimento e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)) nos municípios da área de abrangência.

“A SRS Passos sempre estará à disposição de todos os gestores para apoiá-los no que for necessário com assessoramento nas mais diversas demandas”, afirmou. “A presença de cada gestor nas CIBs tem grande significado, no sentido de construirmos políticas públicas regionalizadas, visando o desenvolvimento da região”, afirma.

A superintendente de Passos ainda apresentou a organização da SRS Passos, a partir da reestruturação definida por meio da Resolução SES-MG nº 9485/2024, e fez uma introdução abrangente sobre os principais temas relacionados à gestão do SUS, fundamentados pelos princípios da Reforma Sanitária, entre eles o Plano Diretor de Regionalização (PDR), e conceitos básicos. Kátia encerrou sua exposição com a temática das Redes de Atenção à Saúde e sua sistematização para responder a condições específicas de saúde na macrorregião sudoeste.

A pauta da reunião teve também uma apresentação sobre a importância de alinhamentos entre a unidade regional de saúde e o Cosems Regional e do papel da CIB na gestão do SUS em Minas Gerais.

Orientações sobre o fluxo para liberação de acesso ao sistema informatizado do Ministério da Saúde e-SUS Captação de Filas, referentes a alterações dos valores de alocação de recursos da Rede de Atenção Oftalmológica da Programação Pactuada Integrada (PPI), com mudança no “Fluxo da Alta Hospitalar do Paciente Oncológico de Seguimento” da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

Cenário das arboviroses em 2024 e as perspectivas para 2025, como a utilização de drones para reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e a disponibilização dos veículos acoplado com o equipamento de Ultra Baixo Volume (UBV), pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Piumhi (CINSC).

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, e o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems MG), Edivaldo Farias Da Silva Filho, enviaram vídeo com mensagens de boas-vindas.

Sair da versão mobile