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Suma Brasil inicia coleta do lixo nesta segunda em Passos

24 de fevereiro de 2025

Frota com cinco caminhões compactadores já chegaram na cidade para iniciar as atividades de coleta do lixo / Foto: Divulgação

Carlos Renato

PASSOS – A empresa Suma Brasil – Serviços Urbanos e Meio Ambiente S.A, que foi contratada em regime emergencial pela Prefeitura de Passos para o serviço de coleta de lixo, vai receber R$ 264,22 por tonelada de resíduo e R$ 59,3 mil por administração local.

Segundo informações da prefeitura, a empresa assume a coleta de lixo a partir desta segunda-feira, 24, com uma frota de cinco caminhões compactadores novos, que chegaram na cidade na última sexta-feira, 21.

A Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Urbanos fez a contratação em caráter emergencial, com prazo de 180 dias ou até conclusão do processo licitatório. Na semana passada, a prefeitura rescindiu o contrato com a Eco Rio Soluções Ambientais e alegou descumprimento contratual por parte da empresa.

Conforme o documento de justificativa do contrato emergencial, a nova empresa deve executar o serviço pelo valor de R$ 264,22 por tonelada de lixo coletado e cerca de R$ 59,3 mil por administração local por mês pela empresa.

O município aponta, na justificativa, que cinco empresas foram chamadas para apresentar orçamento, sendo que três não se manifestaram e uma empresa não apresentou toda a documentação necessária, além de apresentar prazo de implementação do serviço superior à Suma Brasil, vencedora do processo emergencial.

Segundo a prefeitura, a contratação inclui mão de obra, material de consumo, material de média e longa duração, equipamentos de proteção coletiva e individual, uniforme, utensílios e equipamentos necessários à plena execução dos serviços, além de disponibilizar equipamentos, veículos e máquinas.

A prefeitura designou um gestor/fiscal para acompanhamento das ações previstas no contrato emergencial.

“Com o cronograma já estruturado, o objetivo é evitar o acúmulo de resíduos e melhorar a limpeza urbana, corrigindo falhas e otimizando o tempo de coleta. Os dias e horários da coleta seguirão os mesmos. O trabalho de coleta regular abrange todos os bairros da cidade, de segunda-feira a sábado, em três turnos”, informou a administração.

A prefeitura reforçou a importância da colaboração dos moradores quanto ao descarte correto dos resíduos, e reforçou que 99% dos funcionários da antiga prestadora devem manter no trabalho.

Estudo

Conforme aponta o Estudo Técnico, assinado em janeiro pela secretária de Obras, Clélia Rosa, a justificativa da troca de empresa se deu após constatar dificuldades operacionais, gerando má qualidade na prestação de serviços, o que levou à abertura de processo administrativo para apuração de eventual descumprimento contratual.

“Durante todo o exercício de 2024 a empresa passou por período de oscilação na prestação de serviço, não conseguindo manter uma rotina, com equipamentos constantemente quebrados e que levou à prestação de necessários à fiel execução contratual. A partir dos meses de novembro e dezembro de 2O24 a situação agravou e a empresa não conseguiu mais manter os serviços dentro do estipulado”, justificou a secretaria.

Clélia ressaltou que os serviços em pauta são de limpeza urbana, essenciais e de caráter continuado, que precisa de um posicionamento da administração, não podendo se abster.

O documento finaliza reforçando que os estudos preliminares evidenciaram que a contratação seria possível tecnicamente e fundamentadamente necessária para atendimento das necessidades e interesses da comunidade e da Administração Pública.