Ícone do site Folhadamanha

Subseção da OAB de Passos tem cerca de mil profissionais inscritos

Data homenageia os advogados e ressalta a importância dos profissionais para a cidadania e democracia da região. / Fotos: Divulgação

Luisa Scandorilli

 

PASSOS- O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Passos, Renato Borges Reis, afirma que instituição conta com cerca de mil inscritos, entre advogados e advogadas. Para ele, os profissionais são a instrumentalização do desejo e da necessidade de mitigação das desigualdades e da concretização da justiça.

Nesse domingo, 11, é comemorado o Dia do Advogado, data que celebra à fundação dos dois primeiros cursos de Direito no Brasil, em 1827, nas cidades de Olinda (PE) e São Paulo (SP).

“O advogado é a voz escancarada do cidadão que sofre qualquer ato de injustiça e daquele que almeja o justo, por isso o exercício da advocacia é vital para o equilíbrio das relações humanas e para a incansável busca da harmonia social”, afirma Reis.

Segundo ele, a subseção da OAB passense é pautada pela responsabilidade de defender e honrar a Constituição da República. A instituição busca meios efetivos de garantir a ordem jurídica do estado democrático e salvaguardar os direitos humanos, além de representar a classe advocatícia, tutelar a ética no exercício profissional e fiscalizar a atuação dos profissionais por ela representados.

Conforme informações do presidente, para o atendimento ao público nas unidades da ordem dos advogados na cidade é necessário realizar contato pelo telefone (35) 3521-6440, onde será realizada a programação.

Reis esclarece que o atendimento é feito por um membro da diretoria, que recebe, semanalmente, mediante agendamento prévio, o cidadão que necessita de assistência.

Para ele, a advocacia é uma vocação. “A busca apaixonada pelo Direito e a obsessão pela Justiça são sentimentos inerentes à alma, razão pela qual desacredito na possibilidade de uma pessoa, que não possua vocação, advogar em favor de outrem”, afirma.

Na sala da Justiça

Richele Luiza de Souza se formou no curso de Direito da Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) em 2005 e atua nas áreas trabalhista, previdenciária e cível. Em 2019, se firmou como presidente da comissão das mulheres advogadas de Passos.

Nascida em uma família humilde, foi bolsista na faculdade até conseguir estágio e custear seus estudos. Ao se formar, fez monitoria em cursos preparatórios em troca de cursos de atualização, especialização e pós-graduação.

O início de sua jornada na advocacia foi marcado pelo contato com excelentes profissionais que inspiraram sua atuação na profissão. “Os advogados Paulo Fonseca e Volneida Costa com quem aprendi muito, principalmente sobre a advocacia trabalhista, uma das áreas que sou completamente apaixonada” completou.

Segundo ela, ao longo de sua trajetória, dedicou-se a causas que valorizam os direitos dos trabalhadores, igualdade de gênero, além da busca por uma sociedade mais justa.

“Minha visão humanista me impulsiona a lutar por um mundo onde todos tenham as mesmas oportunidades, e os direitos, assegurados constitucionalmente, sejam efetivados” afirmou a advogada.

Para Richele, a advocacia é uma profissão desafiadora que exige constante atualização, dedicação e resiliência. Ela ainda destaca a importância da empatia, ética e da busca por soluções justas para os clientes.

“Além disso, ressalto a necessidade de acompanhar as constantes mudanças legislativas e as novas tecnologias que transformam o mercado jurídico”, ressaltou.

Segundo ela, a advocacia é uma missão. “A paixão pela justiça, a empatia pelos clientes e a busca constante por conhecimento são os pilares que sustentam minha prática profissional. Acredito que a advocacia é um instrumento poderoso para transformar vidas e construir uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária”, disse.

Sair da versão mobile