22 de agosto de 2024
A MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS AO BEATO E A CARREATA COM SUA IMAGEM ACONTECEM NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA / Foto: Reprodução
Ézio Santos
PASSOS – A comunidade vicentina de Passos celebra nesta quinta-feira, 22, o aniversário de beatificação de Antônio Frederico Ozanam, que fundou a entidade assistencial, junto com mais seis amigos, no ano de 1833, em Paris. A cerimônia na qual passou a integrar as pessoas falecidas no grupo dos bem-aventurados da Igreja Católica ocorreu há 27 anos na capital francesa, pelo então Papa João Paulo II.
Para celebrar a data, o Conselho Particular Imaculada Conceição promove às 19h30, na Capela de Santa Rita, em Passos, a missa em ação de graças também pelos 53 anos de fundação da Conferência Nossa Senhora das Graças. Em seguida, sairá a carreata com a imagem do beato passando pelas avenidas Comendador Francisco Avelino Maia, Juca Stockler e Arlindo Figueiredo, dispersando em frente ao Lar dos Idosos.
“Todos os devotos, confrades vicentinos, voluntários e os católicos de Passos e cidade da região estão convidados a participarem dos dois eventos subsequentes”, comentou a coordenadora da Escola de Capacitação Frederico Ozanam, Eliane Antunes.
Mesmo sem previsão de receber o título de santo, existe em Jundiaí (SP) a única paróquia no Brasil dedicada ao beato italiano, que nasceu em 23 de abril de 1813, na cidade de Milão. Vários vicentinos mortos em outros países já foram canonizados, inclusive o compatriota Pedro Jorge Frassati, natural de Turim, cuja cerimônia está prevista para 6 de abril de 2025.
“O principal objetivo de relembrar as datas relacionadas a Frederico em nossa cidade, como a de nascimento, morte, beatificação e fundação da SSVP, são para propagar o nome dele entre os fiéis católicos de Passos e região. Estamos torcendo para que, em breve, mais um milagre dele seja reconhecido pelo Vaticano e vire São Frederico. E a maioria das pessoas no Brasil e em outros países acreditam que a sociedade filantrópica foi fundada por São Vicente, mas não, ele é apenas o patrono religioso escolhido pelo beato e seus seis companheiros”, explanou Eliane.
A última solenidade religiosa sobre Frederico Ozanam, em Passos, ocorreu dia 24 de abril passado, quando foi celebrada a missa na igreja matriz de Nossa Senhora das Graças, e, depois, a carreata até o Lar dos Idosos. Na ocasião, foram celebrados os 211 anos do nascimento do beato.