Ícone do site Folhadamanha

SRS realiza oficina para aumentar cobertura vacinal

Profissionais de imunização discutiram estratégias, experiências de sucesso e a criação de um plano de ação para melhoria da cobertura vacinal./ Foto: Divulgação.

PASSOS- A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) realizou uma oficina destinada ao aumento da cobertura vacinal de adolescentes, como sequência de um projeto em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O público-alvo foi formado por gestores municipais de saúde, coordenadores da vigilância em saúde, epidemiologia, atenção primária, referências de imunização e representantes de superintendências regionais de Educação.

O projeto foi iniciado em 2022 tendo como foco a vacinação de crianças até dois anos de idade pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Neste ano, a proposta foi ampliada para alcançar os adolescentes, especialmente para as coberturas dos imunizantes contra o HPV e a meningocócica ACWY.

De acordo com superintendente da SRS, Kátia Rita Gonçalves, diante da constatação da necessidade de implementação de estratégias para o aumento das coberturas vacinais em públicos vulneráveis, as oficinas de trabalho e a implementação de planos de ação municipais possibilitaram a melhoria dos processos operacionais relacionados à imunização.

Considerando os resultados positivos com esta pesquisa, que efetivamente impulsionaram o crescimento das coberturas vacinais de crianças e agora de adolescentes no estado de Minas Gerais, é possível também verificar o impacto nos processos de trabalho de imunização. Portanto, é recomendável a manutenção dos processos de avaliação das estratégias de intervenção e de implementação contínua para aumento das coberturas vacinais”, conclui.

Sob a denominação “Oficina Pesquisa-ação para o aumento da cobertura vacinal em adolescentes no estado de Minas Gerais”, o evento foi realizado em 11 e 12 de julho no auditório do Consórcio Ameg.

A oficina foi ministrada por membros do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov Estadual e Regional) e pesquisadores da UFMG, que atuam no projeto. Na programação, temas como “Indicadores do projeto pesquisa-ação para o aumento da cobertura vacinal em adolescentes no estado de Minas Gerais”; “Vacinação no âmbito da atenção primária à saúde”; “Programa Saúde na Escola (PSE)”; “Atividades de grupo”; “Experiências exitosas de municípios” e “Plano de ação”, entre outros.

Fatores

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Passos, Márcia Aparecida Silva Viana, explica que a oficina é mais uma estratégia proposta aos municípios para aumentar as coberturas vacinais. “As baixas coberturas são consequências de dois fatores: a existência de parcela da população contrária à administração de vacinas e a falta de seguimento das doses subsequentes para as vacinas multidoses”, disse.

Essa oficina tem o mesmo formato da anterior, agora tendo como objetivo sensibilizar e preparar os serviços de saúde para ampliarem as ações concorrentes para aumento da cobertura vacinal daquelas vacinas que são específicas para os adolescentes”, acrescentou Márcia Silva.

Sair da versão mobile