Destaques Saúde

SRS-Passos recebeu 14,1 mil doses da vacina pentavalente em 2024

6 de setembro de 2024

Nove municípios que compõem a regional em Passos receberam o quantitativo de imunizantes que previne cinco doenças./ Foto: Reprodução.

Carlos Renato

PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos) informa que no período de janeiro a agosto de 2024 foram distribuídas 14.180 doses da vacina pentavalente.

Segundo a SRS-Passos, esse quantitativo de imunizantes foram entregues nas cidades de Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas, Nova Resende, Passos, São João Batista do Glória e São José da Barra,

De acordo com a superintendência, a vacina pentavalente contém os seguintes imunizantes em sua constituição: a DPT que protege contra a difteria, tétano e coqueluche, a hepatite B e a HIB que protege contra as infecções causadas pelo Haemophilus Influenzae tipo B.

A SRS-Passos esclarece que o quantitativo de doses recebidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi totalmente distribuído aos municípios, sendo que, a DTP é uma vacina da rotina do Calendário Nacional de Vacinação, sendo enviada conforme a demanda comunicada pelos municípios que compõem a regional.

O órgão ressalta que a meta de cobertura vacinal pelo Ministério da Saúde é de 95% da população-alvo.

“Na área de abrangência da SRS-Passos, a meta de 95% de cobertura em todos os municípios ainda não foi alcançada, mas vem ocorrendo mudanças de estratégias na política de vacinação, como o monitoramento das coberturas vacinais, e com isso os cartões de vacinas atrasados têm a oportunidade de serem atualizados”, informou a superintendência.

A Regional de Saúde de Passos destaca ainda que as campanhas nacionais de vacinação são programadas pelo Ministério da Saúde e acontecem anualmente em todo o território nacional.

“O trabalho de conscientização sobre todas as doenças imunopreveníveis e sobre a importância de manter o calendário nacional de vacinação em dia é feito no dia a dia nas salas de vacinação dos municípios, quando os pais ou responsáveis levam as crianças para serem vacinadas”.

“A importância da vacina DTP para a saúde das crianças é a mesma das demais vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação, isto é, são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças”, completou a SRS-Passos.