PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) distribuiu, na última quarta-feira, 1º, a primeira remessa da vacina bivalente Pfizer contra a covid-19 aos municípios da região. Segundo informações da SRA, após a distribuição, foi realizada uma reunião virtual com profissionais que atuam em imunização para alinhamento das orientações sobre a administração da vacina, que é destinada a grupos prioritários, a começar pelos idosos a partir de 70 anos.
Foram entregues aos 27 municípios da SRS Passos 13.158 doses da vacina bivalente correspondendo a primeira remessa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) para a região. O imunizante é destinado como reforço ao esquema vacinal primário ou para quem já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida.
A vacina bivalente contra a covid-19 é uma nova estratégia do Ministério da Saúde (MS) para intensificar a vacinação em 2023 entre os grupos prioritários – conforme a Nota Técnica Nº 01/2023, do Ministério da Saúde – e atingir a meta de 90% de cobertura orientada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A SRS Passos distribuiu a vacina aos municípios através do setor de imunizações do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), que também realizou a reunião de alinhamento com as referências municipais em imunizações. Nesse encontro por videoconferência foram repassadas as informações, orientações e recomendações da Nota Técnica, disponibilizada para as unidades regionais de saúde pela Coordenação Estadual do Programa de Imunizações da SES-MG.
Na estratégia de intensificação da vacinação contra a covid-19 neste ano com o imunizante bivalente, o MS estabeleceu cinco fases para reforçar o esquema vacinal de adultos. A primeira fase é destinada aos idosos com 70 anos de idade ou mais, pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência (ILP), trabalhadores dessas instituições, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.
A logística de vacinação será definida pelos próprios municípios, como dia de início, local e horário. As outras quatro fases da campanha vão contemplar os idosos de 60 a 69 anos, as gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência permanente.