Ícone do site Folhadamanha

SRS – Passos capacita municípios para campanha antirrábica 2023

SRS - Passos capacita municípios para campanha antirrábica 2023./ Foto: Divulgação.

PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos realizou na semana passada uma capacitação para coordenadores de epidemiologia e coordenadores da campanha antirrábica animal 2023 dos 27 municípios da área de abrangência da SRS.

Segundo o órgão, o evento teve a participação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), onde os participantes aprenderam a respeito do conteúdo informativo e técnico para a organização da vacinação em seus territórios, orientações sobre segurança para as equipes de vacinadores, doses da vacina, seringas e agulhas.

De acordo com a SRS – Passos, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2023 será realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio dos municípios, no período de 1º de agosto a 30 de setembro.

A SRS Passos recebeu 126.425 doses para imunizar a população de cães e gatos, estimada em 13,5% da humana, e felina, que corresponde a 10% do total estipulado para os cães. A logística da campanha nos municípios, como programação e pontos de vacinação, será organizada pelas secretarias municipais de saúde.

Segundo a coordenadora do Nuvepi, Márcia Aparecida Silva Viana, as metas de coberturas vacinais contra a raiva na região têm sido alcançadas e espera-se que o resultado se repita neste ano com o empenho das equipes responsáveis pela organização e operacionalização da campanha. “Nos últimos anos, a SRS Passos tem conseguido as coberturas vacinais antirrábicas além do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), graças ao envolvimento dos municípios, ao planejamento e a parceria com a Regional de Saúde de Passos. E a nossa certeza é de que, neste ano, os municípios vão ter o êxito dos anos anteriores”, observou.

Segundo ela, na SRS Passos, duas reuniões preparatórias para a campanha foram realizadas pelo Nuvepi neste ano. A primeira aconteceu em maio, com participação dos coordenadores de epidemiologia e referências técnicas, para apresentação dos resultados das campanhas de 2021 e 2022, do material encaminhado pela Coordenação Estadual de Zoonoses, com conteúdo referente à doença e da programação da campanha 2023. Neste segundo encontro preparatório, foi dada ênfase ao período da campanha, que deve ser divulgado pelos municípios 15 dias antes de seu início, ao total de doses disponibilizadas e a estimativa populacional de cães e gatos.

Conforme a referência técnica em acidentes antirrábicos humano e em raiva animal da SRS Passos, Guatabi de Oliveira Marciano, o diferencial da campanha deste ano foi o início da programação em abril e, na segunda capacitação, a orientação dos profissionais para a sorologia de raiva e a profilaxia pré-exposição, em caso de risco de infecção pelo vírus rábico, e atendimento a vítima de acidente com material perfurocortante durante o trabalho.

“Orientamos para todos os cuidados com os animais durante a vacinação, bem como para as condutas no atendimento antirrábico em possíveis acidentes com animais e com materiais biológicos pelos nossos vacinadores”, disse.

“Também solicitamos que cada município nos forneça sua programação para os locais de vacinação, na zona urbana e na zona rural, para acompanharmos o quantitativo utilizado, sabermos a localidade em que foi aplicado e o ciclo de transmissão urbana da raiva”, acrescentou.

Sair da versão mobile