PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos definiu as novas propostas dos componentes da Rede de Urgência e Emergência (RUE), após a pré-oficina na SRS de Passos e oficina final, realizada pelas unidades regionais de saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha, nas quais técnicos representantes da Coordenação Estadual de Atenção às Urgências e Emergências se reuniram para a revisão do Plano de Ação Regional (PAR) da macrorregião de Saúde Sul.
Segundo a SRS de Passos, a pactuação ocorreu na reunião da Comissão Intergestores Bipartite da macrorregião de Saúde Sul (CIB-Macro Sul), realizada em Alfenas em 31 de março. As novas propostas dos componentes da RUE pactuados englobam: serviço de atenção domiciliar, incluindo Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad Tipo 2) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (Emap), para os municípios de Alpinópolis, Carmo do Rio Claro, Piumhi e Monte Santo de Minas. Além da proposta de Emad Tipo 1 e Emap para o município de São Sebastião do Paraíso.
De acordo com a secretaria, foram incluídas também propostas como: inclusão da Santa Casa de Paraíso como porta de entrada para urgência e emergência, como hospital especializado tipo 1 do MS, habilitação de sete leitos de UTI adulto tipo 2, qualificação de oito leitos de UTI adulto e qualificação de um leito de UTI pediátrica, além da qualificação de dois leitos Unidade Coronariana (UCO) e habilitação da instituição como Centro de AVC Tipo 1.
Para a Santa Casa de Passos foram aprovadas a habilitação de seis leitos de UTI pediátrica e qualificação de dois leitos. Para a Santa Casa de Piumhi, foi aprovada a proposta de habilitação da instituição como Centro de AVC tipo 1.
Quanto ao componente Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), existem bases descentralizadas já aprovadas pelo MS, aguardando apenas a entrega das ambulâncias, sendo: uma Unidade de Suporte Básico (USB) para Monte Santo de Minas, uma USB para Alpinópolis e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) para São Sebastião do Paraíso. Além disso, no dia 27 de abril será discutido o projeto de ampliação de novas bases descentralizadas do Cissul-Samu no Comitê Regional da RUE, que prevê para a SRS Passos uma USB para Ibiraci e a nova proposta de uma USB para Capitólio.
Conforme informações da secretaria, a revisão do Plano de Ação Regional (PAR) vem cumprir as normativas do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), abrangendo todos os municípios da macrorregião de Saúde Sul (Macro Sul), com ampliação de serviços de saúde da Rede de Urgência e Emergência (RUE) na região. A CIB Macro Sul teve a presença dos superintendentes, coordenadores de atenção à saúde (CAS) e referências técnicas das quatro unidades regionais de saúde, além dos gestores municipais de saúde e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), que fizeram as pactuações.
“A revisão do Plano de Ação Regional da RUE foi importante e essencial para a região, porque havia a necessidade de inclusão de novos serviços dentro da RUE, como por exemplo, novos leitos de UTI adulto”, avalia a referência técnica da RUE, Amanda Queiroz.
“Nós tivemos a pré-oficina e a oficina realizadas por videoconferência com gestores, prestadores, representantes da coordenação estadual e unidades regionais de saúde, com discussão ampla das propostas para pactuação na CIB – Macro Sul”, disse.
Para o presidente do Cosems-Passos e secretário municipal de Saúde de Claraval, Valber Vidal Cintra, as pactuações vieram para atualizar a RUE e melhor atender os municípios da região. “As novas pactuações vão trazer um ganho para toda a Macro Sul e possibilitar aos gestores participar da construção da rede para o futuro, porque eles pactuaram o que têm e fizeram projeções para o futuro próximo”, disse.