PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) se reuniu com secretários municipais de saúde da região e representantes dos hospitais dos módulos Valor em Saúde e Eletivas para discutir sobre a atualização de revisões na Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, adotadas pela Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG)
Os encontros foram realizados por meio da Coordenação de Atenção à Saúde, no início deste mês. Segundo informações da SRS de Passos, as revisões no Valora Minas foram definidas em resoluções da SES-MG e aprovadas pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde de Minas Gerais (CIB-SUS/MG).
Conforme foi ressaltado nas reuniões, as revisões foram motivadas pela necessidade de avançar na qualificação e ampliação do acesso aos serviços pelos usuários do SUS, otimizar a alocação de recursos e vincular os repasses financeiros a resultados assistenciais entregues à população.
A superintendente regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, lembra que o Valora Minas é a política do estado para atenção hospitalar em vigor desde e 2021. “O Valora Minas fomenta a mudança de cultura no modelo de avaliação e de partilha dos investimentos, por meio de monitoramento mais efetivo, mensuração dos resultados e análise de impactos das políticas públicas de saúde, afirma.
“No momento atual de construção e gestão do conhecimento, em que são importantes as mudanças de paradigmas, o Valora Minas tem potencial de gerar benefícios para toda a rede de atenção à saúde de Minas Gerais, resultando em mais qualidade de vida para a população. Neste ano de 2023, o programa Valora Minas prevê o repasse no valor de R$ 1,25 bilhão para os hospitais”, disse.
Normativas
Segundo a SRS de Passos, a reunião de alinhamento sobre a revisão no “Módulo Valor em Saúde” teve a participação de gestores e de representantes dos hospitais.
Para a referência técnica do Valora Minas da SRS, Dayana Cristina Garcia Rodrigues, os gestores e prestadores foram informados sobre as novas normativas e orientados sobre metodologia de alocação de recurso, monitoramento e indicadores.
“Esse momento foi crucial para esclarecimento de dúvidas e discussão sobre as alterações na política que passaram a vigorar em setembro de 2023. Foi ressaltada a importância do monitoramento quadrimestral, pois o não cumprimento dos indicadores poderá impactar em descontos nos repasses financeiros”, disse.
O alinhamento sobre as novas regras do “Módulo Eletivas” foi destinado aos gestores e aos prestadores habilitados no Valora Minas como “Hospitais Regionais”.
Para a referência técnica de atenção à saúde responsável pela apresentação das novas regras das cirurgias eletivas, Isabela Assis Oliveira Mendes, a reunião foi uma oportunidade para aproximar os prestadores e gestores das novas regras do programa Opera Mais e, como próximo passo, organizar o planejamento da execução de cirurgias eletivas.
“Essas revisões ampliam o acesso da população às cirurgias eletivas, a fim de reduzir a fila existente em Minas Gerais. Além disso, considero um momento importante para troca de experiências e percepções do território junto à Regional”, observou a referência técnica.