Destaques Saúde

SRS entrega veículos para fumacê contra a dengue a consórcio em Piumhi

16 de janeiro de 2025

DUAS CAMINHONETES ACOPLADAS COM O SISTEMA DE UBV FORAM ENTREGUES POR MEIO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOS CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE SAÚDE (PROCONSÓRCIO), DA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS (SES-MG) / Foto: Divulgação

PASSOS – Dois veículos de Ultra Baixo Volume (UBV) que são usados na aplicação de fumacê no combate ao mosquito Aedes aegypti foram entregues para operação pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Piumhi (Cinsc).

De acordo com informações da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, são duas caminhonetes acopladas com o sistema de UBV e a entrega foi feita por meio do Programa de Desenvolvimento dos Consórcios Públicos de Saúde (Proconsórcio), da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Os veículos e o equipamento de UBV foram entregues e vistoriados na última sexta-feira, 10, pela empresa contratada para a locação do serviço e, segundo a coordenadora do Nupevi, Márcia Aparecida Silva Viana, estão aptos para a realização do serviço.

“A nossa expectativa é de que tão logo os municípios necessitem de utilizá-los, eles sejam prontamente encaminhados para proceder a pulverização dos territórios”, disse.

Segundo a referência técnica em UBV Portátil e Pesado da SRS Passos, Waldecir Evilson Serafini, responsável pela vistoria técnica, o UBV será realizado em conjunto por técnicos da empresa prestadora do serviço e do município que solicitar a pulverização.

“Como os dois carros com o equipamento serão administrados pelo consórcio, a aprovação do UBV pelo comitê e o início da aplicação serão agilizados. Sempre com supervisão e avaliação constante da equipe técnica da SRS Passos”, aponta.

Márcia Silva disse que a competência pela liberação do UBV aos municípios é do Comitê Regional de Enfrentamento das Arbovirores (Crea), que irá analisar os indicadores epidemiológicos das arboviroses e o plano de trabalho a ser apresentado. “É importante ressaltar que serão priorizados para atendimento aqueles municípios que estiverem com um cenário epidemiológico mais comprometedor”, acrescentou.

Os recursos de R$ 1,02 milhão para custeio do serviço foram destinados ao consórcio por meio da resolução SES Nº 9.638/2024, mediante pactuação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) das microrregiões de saúde da Regional de Passos e aprovação da CIB-SUS/MG (Sistema Único de Saúde/Minas Gerais). O serviço será monitorado pela SES-MG e supervisionado pela SRS Passos, com análises qualitativas e quantitativas.

De acordo com a secretária-executiva do Cinsc, Larissa Tatiane Vieira Vianna, todos os pré-requisitos estabelecidos na resolução 9.638/2024 foram cumpridos, viabilizando ao consórcio atender os municípios. “Nós conseguimos e estamos aqui hoje com os veículos, munidos contra o mosquito da dengue para evitar essa doença”, disse.