Ícone do site Folhadamanha

SRS distribui 19,2 mil doses de vacina contra influenza na região

Foto: Reprodução

PASSOS – A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos distribuiu 19,2 mil doses de vacina contra a gripe influenza para os 27 municípios da região. De acordo com dados da SRS, os imunizantes foram distribuídos no dia 22 de março. 

Segundo a referência técnica em imunizações da SRS Passos, Sueli Veloso Maia, a primeira remessa enviada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi de 19,2 mil doses de vacina e já foi entregue aos municípios. Novas remessas devem ser disponibilizadas pelo Ministério da Saúde no decorrer da campanha. 

Para Sueli Veloso, as pessoas podem aproveitar a campanha contra a gripe para atualizar o cartão vacinal, tomando as doses de outros imunizantes disponíveis nas salas de imunização, como o da Covid-19. “A Influenza e a Covid-19 continuam sendo ameaças para a saúde pública para aqueles não vacinados. O Ministério da Saúde recomenda aproveitar a campanha para atualizar a situação vacinal nos grupos elegíveis”, disse. 

A imunização contra a gripe tem como objetivo reduzir complicações, internações e mortes em decorrência da gripe influenza. A vacina está disponível para grupos prioritários nas salas de imunização dos municípios. A meta do Ministério da Saúde (MS) é imunizar pelo menos 90% de cada grupo prioritário da campanha. 

Os grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza são idosos a partir de 60 anos de idade, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, povos indígenas, quilombolas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos), caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade e funcionários do sistema carcerário, adolescentes menores de 18 anos que estão sob medidas socioeducativas. 

Para minimizar as complicações, internações e óbitos decorrentes da infecção pelo vírus influenza, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) adiantou a campanha, atendendo a recomendação do Ministério da Saúde. 

O propósito é garantir a proteção dos grupos mais sensíveis o mais breve possível. As doses ofertadas são trivalentes, ou seja, protegem contra a  influenza A (H1N1 e H3N2) e a influenza B. É fundamental salientar que não existe obstáculo em receber, no mesmo dia, a vacina contra a gripe juntamente com outras vacinas. 

Sair da versão mobile