Ícone do site Folhadamanha

SP e SC têm maiores alternâncias de títulos

Ituano, equipe de Itu, interior de São Paulo, venceu o estadual em 2014./ Foto: Reprodução.

Rafael Marcon

PASSOS – Algumas competições estaduais já iniciaram nesta temporada. A Folha fez uma pesquisa e destrinchou os últimos vencedores dos principais campeonatos estaduais do Brasil. Em 10 anos, dentre os torneios que possuem ao menos um time representante na Série A, o Campeonato Paulista e o Campeonato Catarinense aparecem como os que mais tiveram alternância de títulos, com cinco times vencedores diferentes.

O levantamento foi feito do ano de 2014 até a última temporada, em 2023. O Paulistão teve um clube do interior como vencedor justamente em 2014, quando o Ituano venceu o Santos na final, e depois alternou a taça entre Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. Já o torneio de Santa Catarina, teve Figueirense, Chapecoense e Avaí alternando entre os campeões e viu Brusque e Criciúma ganharem nos dois últimos anos. Inclusive, o Criciúma, representante do torneio na Série A, foi o último vencedor, mas ganhou apenas esse título nos últimos 10 anos.

Apesar de Tite ter afirmado que o Campeonato Carioca é o mais difícil do país na última coletiva pós-jogo, o torneio do Rio de Janeiro vem abaixo na questão de alternância de taças. Na lista, o Cariocão é o segundo, junto com o Campeonato Paranaense, já que ambos possuem quatro vencedores diferentes nesse período.

Na terceira posição aparecem os Campeonatos Mineiro, Gaúcho, Goiano, Baiano e Mato-grossense, com três vencedores diferentes nesse tempo. No caso do Campeonato Mineiro, Cruzeiro e Atlético, representantes da série A, alternam o título há 10 anos apenas com o América. Por fim, o Campeonato Cearense aparece por último na lista, tendo apenas dois vencedores ao longo desse trecho, sendo Ceará e Fortaleza.

Vale lembrar que a composição da Série A do Brasileirão em 2024 terá as seguintes equipes: Athletico (Paraná); Atlético-GO (Goiás); Atlético e Cruzeiro (Minas Gerais); Bahia e Vitória (Bahia); Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco (Rio de Janeiro); Bragantino, Corinthians, São Paulo e Palmeiras (São Paulo); Criciúma (Santa Catarina); Cuiabá (Mato Grosso); Fortaleza (Ceará); e Internacional, Grêmio e Juventude (Rio Grande do Sul).

Sair da versão mobile