2 de setembro de 2024
Atividades foram desenvolvidas em parceria como Sindicato de Produtores Rurais de Capitólio e contam também com noções de empreendedorismo./ FOTO: DIVULGAÇÃO
CAPITÓLIO – Terminou na última quinta-feira, 29, o curso de Produção Artesanal de Quitandas Mineiras do Sistema Faemg Senar que foi ministrado para moradores da comunidade rural do Grotão, em Capitólio (MG).
As atividades foram feitas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Capitólio. O curso ofereceu um aprendizado especializado para os participantes, dentre as várias ações, foram ensinadas técnicas de higiene e manipulação, visando a praticidade, segurança alimentar e resgate cultural da mineiridade.
O gerente regional Rogger Miranda Coelho explica que o Sistema Faemg Senar preza pela valorização da identidade cultural de cada região, neste sentido, o curso “Produção Artesanal de Quitandas Mineiras” é uma forma de manter e divulgar as receitas tradicionais do interior.
As quitandas mineiras mais solicitadas são o tradicional pão de queijo, broas, biscoitos e pão caseiro. E, mesmo sendo iguarias típicas mineiras, muitas pessoas ainda querem se aprimorar, como as moradoras da comunidade Grotão, em Capitólio.
Conforme a instrutora do Sistema Faemg Senar, Lorraine Soares, que é nutricionista, por este curso os participantes recebem gratuitamente um conteúdo bastante rico, com técnicas culinárias que resgatam as características típicas da gastronomia tradicional de Minas Gerais. “A gente trabalha métodos de produção de alimentos para fazer bolo, broas, pão de queijo, biscoitos e bolachinhas”, contou Lorraine.
Além disso, a nutricionista explicou que os participantes ainda contam com noções de empreendedorismo. “A maioria das pessoas trabalha com pousadas na zona rural, então elas têm em seus estabelecimentos os hóspedes e querem oferecer um produto fresco e tipicamente mineiro, além do intuito de vender estes produtos como renda extra”, salientou.
De acordo com a Agente de Desenvolvimento Regional (ADR) Senar, Talita Alves Soares, “houve uma solicitação para a realização deste curso específico por uma das moradoras da comunidade rural, que possibilitou a realização do treinamento de quatro dias com nove participantes.
Para a participante Adriana Leite, a busca pelo curso foi com o intuito de aprimorar um pouco do seu conhecimento. “Eu gostei muito e pretendo aplicar o aprendizado no café preparado para os meus hóspedes, pois tenho uma pousada na zona rural e normalmente faço tudo para grupos de 15 pessoas. Eu tenho experiência na produção de vários tipos de alimentos, porém, a broa que a Lorraine faz é incrível, tem um sabor marcante. E, nos mostrou uma prática em que não tem que escaldar, faz com todos os produtos frios mesmo e em um pulo está pronta”, contou.
A comunidade do Grotão, onde o curso foi ministrado, fica a aproximadamente 15 km da cidade. O ponto de apoio onde as aulas foram ministradas foi a Fazenda Grotão, de uma das participantes, Solange Aparecida Teixeira Zamoner, que já atua com a venda de produtos naturais como quitandas sem conservantes, sem lactose, sem glúten.
“Faço produtos veganos há mais de 5 anos. Já participei de feiras do Sistema Faemg em Passos, gosto muito de participar dos cursos e ter estas oportunidades de participar dos eventos e com isso, vamos adquirindo bagagem, o que é muito bom. O curso de Quitandas Mineiras superou minhas expectativas. A instrutora Lorraine nos passa muita confiança, ela explica de uma maneira que nos faz ter vontade de aprender. Foi excelente e já estamos pensando na possibilidade de organizar outro até o final do ano”, afirmou a anfitriã Solange.