PASSOS – O Sistema Faemg Senar inicia nesta segunda-feira, 30, o curso de Operador de Aeronaves não Tripuladas” em Passos. Serão três turmas, com aulas de 30 de setembro a 2 de outubro, de 30 de setembro a 4 de outubro e de 3 a 5 outubro. O curso é gratuito, tem duração de 24 horas e será ministrado no Sindicato dos Produtores Rurais (SinRural).
A capacitação integra o catálogo de cursos do Sistema Faemg Senar, oferecidos ao longo do ano por meio dos Sindicatos dos Produtores Rurais que atendem cada município.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Passos, Rogger Miranda Coelho, afirma que o objetivo é capacitar os profissionais para o uso de drones na agricultura, com técnicas seguras e atendendo às exigências regulamentares. “Essa formação, além de beneficiar diretamente a produção agrícola, pode abrir novas oportunidades de negócios no setor rural”, aponta.
O público-alvo inclui produtores rurais, familiares, funcionários de propriedades rurais e outros profissionais ligados ao agronegócio. “Isso inclui pessoas que trabalham em revendas de sementes e insumos, agrônomos, técnicos e também para qualquer pessoa interessada em ingressar no mundo do agro, pois a demanda por novos profissionais capacitados na área de drones é alta. Atualmente, há uma falta de profissionais no mercado, criando grandes oportunidades para quem possui um curso nessa área”, destaca a agente de desenvolvimento (ADR) do Sistema Faemg Senar em Passos Camila Freire Macedo.
Para o presidente do SinRural, Elder Maia dos Reis, o drone tem se tornado essencial no setor agrícola.
“O drone hoje se tornou uma peça fundamental para a produção agrícola. Ele revolucionou o campo, sendo muito mais rápido do que os métodos convencionais. O uso de drones gera economia de produtos, ferramentas e tempo, ajudando a reduzir os custos. O curso é essencial, pois a operação de drones exige técnica e homologação pela ANAC. A Faemg e o Senar estão fazendo um excelente trabalho ao oferecer essa formação, que também pode se tornar uma nova fonte de renda para produtores e empresários”, afirma.
O uso de drones na agricultura traz benefícios significativos, como a agilidade na execução de tarefas e a economia de insumos, resultando em maior eficiência e redução de custos. A capacitação adequada permite que os produtores aproveitem ao máximo essa tecnologia, aumentando sua produtividade. O curso será ministrado também em São Pedro da União e Monte Belo.