PASSOS – O Sistema Faemg Senar e sindicatos de produtores rurais da região organizaram uma excursão para levar jovens ligados à cafeicultura e ao agronegócio à 12ª Semana Internacional do Café (SIC), que aconteceu entre os dias 20 e 22 deste mês em Belo Horizonte.
Jovens de Alpinópolis, Campestre, Machado, Passos, São Sebastião do Paraíso e Monte Santo de Minas participaram do 3º Encontro dos Jovens do Café, uma das atividades da SIC, que reuniu novos talentos do setor para troca de experiências, capacitação e inspiração e que contou com a presença de Felipe Brazza, barista, mestre de torra e influenciador digital.
A SIC é promovida pelo Sistema Faemg Senar, Sebrae, Espresso&CO e Governo de Minas, com apoio do Sistema Ocemg. O evento reuniu cerca de 20 mil visitantes de 40 países.
“A presença dos jovens na SIC é fundamental para conhecerem o universo de oportunidades na cafeicultura. O café possui grande relevância econômica para Minas Gerais, e, o futuro da cafeicultura dependerá da presença de jovens qualificados, liderando a atividade”, afirma o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Passos, Rogger Coelho.
A ação de incentivo à participação da região foi realizada em parceria entre Sistema Faemg Senar e sindicatos rurais e ofereceu transporte gratuito, alimentação e acesso a palestras sobre tendências e inovações na cafeicultura.
“O evento foi muito rico, muito bem organizado. O objetivo era divulgar o café, principalmente os cafés especiais. Muitas marcas de cafés especiais, cafés conduzidos por mulheres, valorizando a atividade da mulher na produção, além de muitas máquinas sendo mostradas. Enfim, é um evento bastante interessante. Também tivemos algumas palestras realizadas durante o evento, em salões distintos e nossos alunos gostaram muito, viram muita coisa nova, muita coisa diferente, mostrando um leque de opções para o pessoal que quer permanecer na agricultura, em especial na cafeicultura”, afirma o professor do curso de Engenharia Agronômica da Uemg Passos Evandro Lemos, coordenador do Laboratório de Análise de Solo e Foliar e um dos profissionais que acompanharam os estudantes e jovens da região.
“Ter o transporte e o almoço para o pessoal foi fundamental para a participação. A gente percebe uma preocupação do Sistema Faemg Senar em divulgar a cafeicultura e em realizar o evento para os jovens cafeicultores, penso eu, no sentido de manter a sucessão dentro das propriedades que vivem da cultura do café”, disse Evandro.
Para a estudante de Agronomia Milena Krauss de Oliveira, natural de Alpinópolis e participante pela primeira vez da SIC, a experiência foi enriquecedora. “Cresci no campo e sempre gostei dessa área. Meu avô produz leite e café em Alpinópolis e a convivência com ele me inspirou a escolher minha profissão. Participar da SIC é uma forma de conhecer sobre novas tecnologias aplicadas ao café e ampliar minha visão sobre o setor”, disse.
De acordo com o Sistema Faemg Senar, a caravana foi organizada pela instituição e pelos sindicatos de produtores rurais com objetivo de reforçar o papel dos jovens no futuro da cafeicultura. “Ao proporcionar acesso a um evento tão relevante, a iniciativa contribui para a formação técnica dos participantes, incentivando a inovação e mantendo viva a tradição rural em um setor cada vez mais competitivo e globalizado”, aponta a instituição.