Destaques Política

Sindicatos recusam proposta do governo e greve continua na região

27 de maio de 2024

Também nesta sexta-feira, 24, foi definido que os professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) seguem em greve / Foto: Reprodução

PASSOS – O Governo Federal agendou reunião com sindicatos de professores e técnicos-administrativos em educação (TAEs) para esta segunda-feira, 27, com objetivo de encerrar a greve. Contudo, as entidades que coordenam o movimento afirmaram em coletiva transmitida nesta sexta-feira, 24, que não pretendem assinar o acordo e que a paralisação continuará.

O Ministério da Gestão afirmou que apresentou sua proposta final aos docentes no dia 15 deste mês. A proposta inclui um reajuste de 9% nos salários para 2025 e de 5% para 2026. Segundo a pasta de Esther Dweck, uma reunião foi marcada para esta segunda-feira, às 14h, exclusivamente para a “assinatura do acordo”, ou seja, sem abertura para negociação.

A proposta apresentada no dia 15 não agrada aos grevistas, que pedem reajuste de 7,06% já em 2024, de 9% em janeiro do próximo ano, e de 5,16% para 2026. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) considerou o ultimato do governo como antidemocrático.

Por outro lado, o Sindicato Nacional dos Professores do Ensino Público Federal (Proifes) demonstrou disposição em assinar o acordo e encerrar as negociações, o que resultou em ataques mútuos entre as partes.

No primeiro momento, a divergência entre os sindicatos gerou desconfiança sobre a decisão que será tomada nesta segunda. Contudo, durante a última semana, membros do Proifes votaram pela continuidade da greve em assembleias. Além disso, é estimado que o Proifes represente apenas 10% da categoria docente.

Greve também segue na Uemg

Também nesta sexta-feira, 24, foi definido que os professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) seguem em greve. Vale lembrar que o movimento grevista da Uemg é de outra esfera, ou seja, não faz parte da greve das universidades e institutos federais.

A decisão foi tomada em assembleia realizada no bloco principal da unidade Passos e foi unânime. Depois do fim da assembleia, e resposta à solicitação enviada na última quarta-feira, a Reitoria da Uemg entrou em contato agendando nova reunião entre a Aduemg/CGG e a gestão para a próxima quarta-feira, 29.