PIUMHI – O Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) promoveram em Piumhi, entre os dias 26 e 28 de janeiro, o curso de ‘Processamento de Verduras e Legumes’.
Segundo a Prefeitura de Piumhi, o público-alvo do curso foram as serventes que atuam como cozinheiras em escolas, creches e CMEIs do município. O curso foi ministrado no espaço do Senar em Piumhi.
De acordo com a prefeitura, cerca de dez alunas aprenderam como aproveitar todo o potencial dos alimentos, receberam instruções sobre métodos para higienização e alternativas para garantir maior durabilidade e qualidade dos produtos, além da forma correta de corte e secagem e o uso correto de embalagens.
Segundo o Senar-MG, a primeira parte do curso foi dedicada a temas sobre produção do alimento seguro e, em seguida, o processamento mínimo destes alimentos.
Atualmente, o município, adquire, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), alimentos de agricultores familiares da região para atendimento das escolas, creches e CMEIs municipais.
Reforma em escolas
Segundo o prefeito de Piumhi, Paulo César Vaz, Dr. Paulo, algumas escolas do município que não contam com acessibilidade devem receber essa adequação nos próximos meses. A ordem de serviços foi assinada na semana passada e o valor que será gasto é R$90 mil.
Segundo o prefeito, os serviços já começaram e serão executados, inicialmente, nas escolas Lindamar Martins (Penedos), Lourdes Ferraz, Dona Lidinha, Coronel Fidelis, Dr. Avelino de Queiroz, Josino Alvim, Acácio da Costa Lopes e Ludgero Lima Arantes.
De acordo com o prefeito, todas as escolas ficarão 100% adaptadas para acessibilidade, e ainda, mais dois prédios públicos já estão recebendo o serviço de adaptação. “Um é o Centro Administrativo ‘Prefeito Otacílio Gonçalves Tomé’, onde está sendo construída uma plataforma elevatória do primeiro para o segundo pavimento e já foi autorizada, também, a adequação do cinema “Victor Agresta”. Nesses dois locais, será investido o valor de R$130 mil”, disse.
Segundo ele, outra ação importante será a reforma e ampliação de escolas, creches e CMEIs. Segundo o prefeito, as obras serão realizadas de acordo com a disponibilidade financeira. As primeiras escolas contempladas serão Josino Alvim, Dr. Avelino de Queiroz, Coronel Fidelis e Ludgero da Costa Lima. Os CMEIs Reynaldo Avelar, Francisca Luzia e André Mourão também passarão por reforma.
Atualmente, o município conta ainda com 19 unidades de ensino.