Destaques Geral

Simpósio em Paraíso aborda uso da pele de tilápia no tratamento de queimados

23 de maio de 2024

Pele de tilápia tem uma quantidade de colágeno duas vezes maior se comparada à pele humana / Foto: Reprodução

S. S. PARAÍSO – Uma série de eventos serão realizados nas próximas semanas para fortalecer e valorizar a tilápia, um dos peixes mais consumidos no Brasil. A agenda, que abrange desde experiências gastronômicas até inovações na saúde pública, é fruto de uma parceria entre a Peixe MG e o Circuito da Tilápia, etapa Lago de Furnas.

Em uma programação específica, dedicada à saúde pública, acontece no dia 27 de maio em São Sebastião do Paraíso, um simpósio sobre o uso da pele de tilápia no tratamento de queimados, prometendo ser um grande estímulo para essa tecnologia médica em Minas Gerais. A pele de tilápia tem uma quantidade de colágeno duas vezes maior se comparada à pele humana. A pesquisa também mostra pequenos agrupamentos proteicos com propriedade antibiótica que protege contra dor, infecção e acelera a cicatrização.

O simpósio, apoiado pela Santa Casa de Paraíso, por meio do Centro de Tratamento de Queimados (Cetraq), reunirá especialistas e autoridades. Este evento conta ainda com o apoio da Acissp, Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, Secretária de Estado da Saúde (SES-MG), Superintendência Regional de Saúde, Ufla, Libertas, Uemg.

“Estamos empenhados em promover a tilápia não apenas como um alimento nutritivo, mas também como um recurso inovador na área da saúde. Esta série de eventos destaca o potencial multifacetado da tilápia e a importância de sua valorização em diversas frentes”, explica Jussara Lima, coordenadora do Circuito da Tilápia, que na etapa de Furnas é realizado em parceria com a Peixe MG e tem o apoio das Prefeituras de Alfenas e Fama, além do Sebrae, Alago, Abrasel, Sicoob Agrocredi e Acia.

O presidente da Peixe MG, Jorge Vieira Barbosa, afirma que “a tilápia é um exemplo de sustentabilidade e inovação. Nosso objetivo com esses eventos é mostrar o quanto ela pode contribuir para a economia local, a gastronomia e a saúde pública, incentivando novos usos e oportunidades para produtores e consumidores”, disse.

“A utilização da pele de tilápia no tratamento de queimaduras pode representar um avanço significativo na medicina regenerativa, oferecendo uma alternativa eficaz e acessível para nossos pacientes. Este simpósio é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e fortalecer a rede de tratamento de queimados em nossa região”, pontua o provedor da Santa Casa de Paraíso, Fernando Montans Alvarenga

São Sebastião do Paraíso sedia o Simpósio Cetraq Paraíso, focado na estruturação da linha de cuidado ao paciente queimado em Minas Gerais. O evento, que acontece no Teatro Acissp, reúne autoridades, especialistas e profissionais de saúde.

Tratamento foi viabilizado pela Santa Casa

S. S. PARAÍSO – O Simpósio Cetraq Paraíso – novo Centro de Tratamento de Queimados tipo III – viabilizado recentemente como hospital de referência estadual, é focado na estruturação da linha de cuidado ao paciente queimado em Minas Gerais. O Cetraq Paraíso é uma iniciativa que visa fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências em Minas Gerais, garantindo atendimento de qualidade aos pacientes queimados.

O simpósio começa com uma visita técnica à Santa Casa e ao Cetraq, seguido de uma abertura oficial às 13h, com a presença do prefeito Marcelo de Morais – que ocupa a pasta de secretário da Saúde, do provedor da Santa Casa, Fernando Alvarenga, e do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, responsável pela viabilização de recursos para a implantação do centro de queimados. O secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, participa virtualmente.

No encontro haverá uma palestra virtual do Prof. Dr. Edmar Maciel Lima Júnior, da Universidade Federal do Ceará, sobre o uso inovador da pele de tilápia no tratamento de queimaduras. A programação inclui debates e apresentações de representantes da SES MG, Fhemig e SRS Passos, abordando desde a gestão de cuidados intensivos até a regulação do SUS.

O médico José Adorno, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, encerrará o evento com uma apresentação sobre o cenário nacional e o lançamento da Campanha Junho Laranja. Os participantes também poderão desfrutar de uma degustação de tilápia organizada pelo Circuito da Tilápia e Peixe MG.

O Simpósio Cetraq Paraíso marca um avanço significativo na assistência a pacientes queimados em Minas Gerais, promovendo a troca de conhecimento e a cooperação entre instituições e especialistas para melhorar o atendimento e inovar no tratamento de queimaduras.

Serviço:

Evento: 1º Simpósio Cetraq Paraíso

Data: 27 de maio de 2024

Horário: 13h

Local: Teatro da Acissp (Avenida Oliveira Resende, nº 1350)

Simpósio começa com uma visita técnica à Santa Casa de Paraíso, referência no tratamento da doença / Foto: Reprodução