Ícone do site Folhadamanha

Sictur e Senai fazem convênio para cursos em unidade de Passos

Secretario da Sictur, Luiz Alves e supervisor de Turismo, Edson Martins, visitaram as instalações da futura escola de cursos / Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) firmou convênio de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a realização de cursos que serão ministrados no prédio municipal onde funcionou a escola Francina durante o período de reforma da instituição de ensino.

Segundo a prefeitura, serão três salas de aula, cada uma com capacidade para aproximadamente 30 alunos. Uma turma já está em andamento na Escola Estadual Lourenço de Andrade e visa dar atendimento às indústrias e empresas que estão se instalando na cidade.

A prefeitura informa que o objetivo é a cooperação entre as partes visando a manutenção de uma unidade Senai em Passos, em área e edificações que serão disponibilizadas pela administração para a organização, desenvolvimento e implementação de ações e programas de educação profissional, serviços técnicos e tecnológicos, em atendimento às demandas regionais. A concessão da área é pelo prazo de 15 anos.

De acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), Luiz Alves Souza Junior, a capacidade máxima de atendimento simultâneo será de 360 alunos por dia, distribuídos em 120 por turno.

“A regional Senai MG possui um programa de estímulo à interiorização do desenvolvimento no processo de desconcentração industrial, e tem ainda como uma de suas diretrizes a expansão dos seus serviços em parceria com o poder público e outras instituições”, disse.

“É característica da ação do Senai/DRMG a formação profissional, objetivando resgatar e consolidar a noção essencial da cidadania e a parceria com Passos, nos propósitos desta parceria, ajusta-se nos projetos de formação profissional desenvolvidos, enquadrando-se nos encargos constitucionais estabelecidos”, destacou o secretário.

Segundo o gerente do Senai, Welington Mumic Filho, as operações serão voltadas para as áreas de metalmecânica e elétrica industrial.

“Dentre os cursos que poderemos oferecer, destacam-se os técnicos em Eletromecânica [em andamento], Manutenção Mecânica Industrial, Informática, Saúde e Segurança do Trabalho, Qualidade, Logística, Administração, Eletrotécnica, Aperfeiçoamento e Qualificação em Eletricidade Predial, Soldagem, Eletricista Industrial, Operador Mantenedor, dentre outros”, explicou.

Wellington acrescentou que a implantação do Senai em Passos é fundamental para suprir a crescente necessidade da indústria local e regional por profissionais qualificados, oferecendo Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos.

“Essa iniciativa terá um impacto significativo no desenvolvimento socioeconômico da comunidade, proporcionando formação e capacitação alinhadas às demandas do mercado de trabalho. Como resultado, o setor industrial será fortalecido, aumentando sua competitividade e promovendo a sustentabilidade econômica da região, além de impulsionar o crescimento e a inovação nas empresas locais”, salientou o gerente.

O supervisor de Turismo da Sictur, Edson Martins, ressaltou que dentre as tratativas e benefícios para os passenses, a administração municipal conseguiu que o Senai/DRMG conceda cinco bolsas de 100% nos cursos pagos para os munícipes de Passos, sendo que a indicação dos contemplados ficará a cargo da prefeitura.

“Já temos diversas empresas na cidade que buscam profissionais qualificados e a onda que Passos entrou de atrair novos empreendimentos. Precisamos contribuir como município para que os nossos munícipes tenham qualificação profissional para atender estas empresas. Por isso, a parceria vem em uma excelente hora”, afirma o prefeito Diego Oliveira.

Foto: Divulgação

Sair da versão mobile