Destaques Geral

SGB aponta áreas de risco em 10 municípios na região

27 de dezembro de 2024

Em Capetinga, o apps aponta quatro áreas de risco, sendo uma de classificada como risco “muito alto”, a única da região. / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – O aplicativo ‘Prevenção de Desastres’, desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), aponta áreas de risco de deslizamento de terra, inundação, enxurrada e outras ocorrências de desastres naturais em municípios da região, sendo em boa parte delas localizadas em trechos de rodovias estaduais e federais. A consulta foi feita nesta quinta-feira, 26.

O sistema, lançado em maio deste ano, traz alertas sobre áreas de risco de inundações, deslizamentos de terra, enxurradas e outros fenômenos geológicos que podem impactar a segurança da população.

O município de Capetinga tem quatro áreas de risco mapeadas pelo sistema, sendo três de “alto risco” geológico e uma de risco ‘muito alto’, localizado em um trecho da rua Joaquim Teodoro, sendo a única área com esse nível de classificação na região.

Em oito municípios da região, o risco está mapeado ao longo de percursos de rodovias estaduais e federais. Na MG-050, o aplicativo aponta possíveis riscos de deslizamentos de terra, por exemplo, nas cidades de Itaú de Minas, Passos, Pimenta e Piumhi.

Em Capitólio, o risco está mapeado na estrada que dá acesso ao Escarpas do Lago.

Aplicativo

O aplicativo já conta com mais de 2 mil downloads, sendo que, cerca de 1,7 mil municípios do país já foram mapeados e têm áreas de risco indicadas no app.

Na interface do app, o usuário pode visualizar informações do local onde está ou selecionar áreas de interesse. O aplicativo fornece um mapa de ocorrências, que permite ao usuário acompanhar todas as ocorrências cadastradas no sistema.

O serviço de monitoramento também permite que o usuário possa inserir informações no mapeamento de risco e cadastrar inundações ou deslizamentos que tenham presenciado, além de permitir acompanhar a situação de eventos reportados enquanto são avaliados. O processo deve ser feito por meio da inserção de vídeos e/ou fotos e da descrição do fato.

IOS

O app estava disponível para usuários do sistema Android e está sendo ampliado para outros dispositivos. Recentemente, usuários dos celulares e outros dispositivos desenvolvidos para sistemas IOS (Apple) também já podem baixar o aplicativo.