23 de fevereiro de 2024
Foto: Reprodução.
BELO HORIZONTE – A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está coordenando, por meio das 28 Unidades Regionais de Saúde, o Dia D contra a Dengue, que será realizado neste sábado, 24, em todo o estado.
Até a manhã desta sexta-feira, 519 municípios mineiros já haviam aderido ao movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, com a previsão de diversas ações de mobilização que buscam orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.
Estão previstas blitze educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas, além de visitas às casas para orientar e conscientizar os moradores que a responsabilidade diária de combater a dengue, zika e chikungunya é também do cidadão.
“Todos os dias, temos que estar atentos para eliminar os focos do mosquito. Mas, especialmente neste Dia D, contamos com cada um dos mineiros para mobilizar sua família, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, todos ao seu redor, da importância de não deixarmos água parada”, salienta o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
“Peço ainda que abram as portas para os agentes comunitários de endemias, para que possam auxiliá-los nesse trabalho extremamente importante de prevenção. Esses cuidados são essenciais para reduzirmos o número de casos em todo o estado”, ressalta.
“Sabemos que esse será um ano recorde para a dengue e chikungunya, não apenas no nosso estado, mas em todo o país. Isso tem a ver com vários aspectos, como altas temperaturas e chuvas, além do aumento da circulação dos sorotipos dois e três em Minas Gerais. Por isso, precisamos, cada vez mais, unir esforços para combater o mosquito Aedes aegypti”, destaca Baccheretti.
A programação dos municípios e os materiais informativos disponibilizados para a campanha do Dia D, bem como outras informações sobre arboviroses, podem ser acessados em https://www.saude.mg.gov.br/aedes.
A região atingiu, nesta sexta-feira, 6.198 casos prováveis de dengue em 2024. O número é quase 74% maior que os 3.568 registros de suspeitas da doença entre 1º de janeiro e 23 de fevereiro de 2023.
Segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), os 27 municípios que integram a Superintendência Regional (SRS) de Passos já registram 2.571 casos confirmados de dengue e há quatro óbitos em investigação com suspeita da doença como causa.
Em Passos, cidade com maior número de registros, já são 2.544 casos prováveis, sendo 1.110 deles com confirmação da doença.