Ícone do site Folhadamanha

SES investiga 14 mortes com suspeita de dengue na região

Já são 24.323 casos prováveis da doença na região neste ano./ Foto: Arquivo FM.

PASSOS – A Secretaria de Estado de Saúde investiga 14 óbitos com suspeita de dengue na região. Desde o início do ano, cinco mortes em decorrência da doença já foram confirmados na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS-Passos), três em Passos, uma em São Sebastião do Paraíso e uma em Capitólio.

Itaú de Minas, com cinco mortes em investigação, é o município com maior número de óbitos suspeitos, seguido por Passos (quatro), São Sebastião do Paraíso (quatro) e Pratápolis (um). No ano passado, foram quatro mortes em decorrência da dengue na região, em Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas e em São Tomás de Aquino.

De acordo com informações do painel de monitoramento de casos de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nesta quarta-feira, 12, o número de casos prováveis da doença chegou a 19.149 nos 27 municípios que integram a SRS-Passos, sendo que 5.762 deles já foram confirmados. Até a última segunda-feira, a região contabilizava 18.237 casos suspeitos de dengue.

Em 2022, a região teve 10.902 casos prováveis de dengue, contabilizados durante 52 semanas epidemiológicas. Em 2023, os números são referentes a 14 semanas epidemiológicas. Segundo o Ministério da Saúde, o período de maior incidência da dengue costuma ser nos meses chuvosos, de novembro a maio.

Segundo o painel da SES, as notificações de dengue em Passos aumentaram 329 registros desde o último boletim epidemiológico de arboviroses, divulgado no início desa semana. Entre segunda e quarta-feira, o número subiu de 9.223 para 9.552, sendo 3.613 confirmados. O número de confirmações da doença em Passos é superior a todas as notificações de dengue em Paraíso (3.046), segundo cidade com mais registros da doença na região.

Minas

Até esta quarta-feira, Minas registrou 189.750 casos prováveis de dengue desde o início deste ano. Desse total, 74.695 casos foram confirmados para a doença. Neste ano, já são 33 óbitos confirmados por dengue no estado e 95 mortes em investigação.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 45.018 casos prováveis da doença, sendo 15.969 confirmados. Até o momento, foram confirmados dez óbitos por chikungunya em Minas e 13 estão em investigação.

Quanto ao vírus zika, até o momento foram registrados 202 casos prováveis. Há 19 confirmados para a doença e não houve óbitos este ano em Minas Gerais.

Sair da versão mobile