Destaques Geral

SES confirma 5ª morte por dengue em Passos: região tem 9 óbitos

23 de abril de 2024

Foto: Reprodução

PASSOS – Subiu para cinco o número de mortes em decorrência da dengue em Passos confirmadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES). Além das mortes com confirmação, o município também tem três óbitos em investigação, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira.

Passos lidera o número de casos prováveis da doença na região, com13.411 registros até ontem, sendo 4.335 deles confirmados.

Na região, a SES confirma nove mortes por dengue ocorridas desde o início deste ano. Além de Passos, os óbitos foram registrados também em Pimenta (dois), e em Cássia e Piumhi, com uma ocorrência em cada.

De acordo com dados do Painel de Monitoramento de Casos da Vigilância Epidemiológica do estado desta segunda-feira, outras 38 mortes com suspeita de dengue estão em investigação na região.

Cássia, com 12 óbitos em investigação, é o município com maior número de ocorrências, seguido por Piumhi (seis), Carmo do Rio Claro e Passos, que têm três, cada; Capetinga, Pimenta e São Sebastião do Paraíso (dois em cada), e Guapé, Itamogi, Itaú de Minas, Monte Santo de Minas, Nova Resende, Pratápolis, São João Batista do Glória e São Roque, com uma morte suspeita em cada.

Nesta segunda-feira, a região atingiu 33.045 casos prováveis de dengue, sendo 13.822 já confirmados pela SES. Em relação ao dia 17 deste mês, foram registrados 2.705 novos casos suspeitos.

Chikungunya

Além dos casos de dengue, a SES também registra 33 casos de chikungunya em dez cidades da região. Segundo a secretaria, seis casos da doença já foram confirmados. São Sebastião do Paraíso, com 18 suspeitas de chikungunya, lidera o ranking na região. Monte Santo, com três casos prováveis, sendo um confirmado, aparece em seguida. Capitólio, Itamogi e Passos têm dois casos suspeitos cada, e Delfinópolis, Doresópolis, São Roque e São Tomás, um cada.

Estado

Em Minas, já são 1.139.456 casos prováveis de dengue, sendo 495.490 confirmados. O estado atingiu 288 mortes em decorrência da doença com confirmação e 730 óbitos estão em investigação.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 94.826 casos prováveis da doença, dos quais 65.313 foram confirmados. Até o momento, 48 óbitos foram confirmados por chikungunya em Minas Gerais e 34 estão em investigação.

Quanto ao vírus zika, até o momento, foram registrados 240 casos prováveis. Foram confirmados 18 casos da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por zika em Minas Gerais.