29 de setembro de 2023
UAI Passos está localizada na rua dos Engenheiros, 199, bairro Belo Horizonte./ Foto: Arquivo FM.
BELO HORIZONTE – As Unidades de Atendimento Integrado (UAI) de Passos, coordenada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), começaram a contar com detectores de metais para garantir mais segurança e diminuir a possibilidade de fraudes durante a realização de provas eletrônicas de legislação de trânsito. Além da UAI de Passos, outras 18 unidades no estado e que prestam o serviço de aplicação da prova já possuem o equipamento.
Segundo a Seplag-MG, os equipamentos começaram a ser utilizados em julho deste ano na UAI Praça Sete. Até o primeiro trimestre de 2024, eles serão disponibilizados em mais 39 UAIs que realizam o serviço.
De acordo com o órgão, para fazer a prova, os candidatos à Carteira Nacional de Trânsito (CNH) são orientados a retirar adornos, relógios e celulares. A vistoria é realizada antes de o candidato acessar a sala de provas e visa impedir o uso de pontos eletrônicos para fraudar o teste.
Segundo a diretora da Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado da Seplag-MG, Marina Kleinhappel, os detectores funcionam por eletromagnetismo e disparam um alarme sonoro ao detectarem a presença do metal.
“Dessa forma, trazemos ainda mais confiabilidade para o processo de aplicação da prova eletrônica de legislação de trânsito e garantimos que o procedimento seja padronizado em todas as UAIs”, afirma.
As UAIs têm capacidade de realizar cerca de 44 mil provas de legislação por dia em Minas. O serviço é prestado somente com agendamento prévio, que deve ser feito pelo próprio cidadão nos canais oficiais do Governo de Minas – Portal MG (www.mg.gov.br) e aplicativo MG App.
As UAIs agregam em um mesmo espaço diversos serviços de órgãos municipais, estaduais e federais. O objetivo é facilitar a vida do cidadão e atendê-lo com qualidade e eficiência.
Ao todo, o estado conta com 41 UAIs, geridas por três diferentes modelagens: 21 unidades por Parceria Público Privada (PPP), 11 por gestão direta do Estado e nove pelo modelo UAI Compartilha.
Neste último, a Seplag-MG firma convênios com entes municipais – prefeituras ou câmaras – para instalação de unidades de atendimento, possibilitando a ampliação da rede de UAIs. A Seplag-MG fornece treinamentos e repassa aos municípios as orientações necessárias para implementação e manutenção da unidade. Já eles ficam responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais e a contratação de pessoal.
As UAIs que possuem detectores de metais são: Araçuaí, Barbacena, Barreiro (BH), Betim, Caratinga, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Lavras, Muriaé, Passos, Patos de Minas, Paracatu, Ponte Nova, Praça Sete (BH), Sete Lagoas, Uberlândia e Venda Nova (BH).