S. S. PARAÍSO – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Parceria com o Sindicato Rural de São Sebastião do Paraíso, oferece o curso de Classificação e Degustação de Cafés para produtores rurais, familiares e pessoas ligadas à atividade. As aulas são gratuitas e acontecem entre os dias 11 e 15 de março.
Segundo o Senar, durante o curso, os alunos terão aulas práticas e teóricas sobre o mundo do café, desde o seu surgimento, passando pelo mercado, ondas de evolução do consumo, classificação do café verde, torra, habilidades sensoriais necessárias para a prova e degustação de amostras de cafés especiais de diferentes métodos de produção, de altitudes, regiões e pontuações variados.
De acordo com agente de desenvolvimento rural do sindicato, Ricardo Luiz Ferreira, a finalidade do treinamento é dar um maior embasamento para produtores rurais e seus familiares envolvidos na produção de café, como também aos profissionais da área que estão ingressando no mercado.
Segundo ele, o classificador e degustador é um profissional que atua no dia a dia de cooperativas e associações para avaliação de cafés tipo commodity, ou seja, cafés comercializados em volume e cuja precificação é definida em bolsas de valores.
“O objetivo da classificação e degustação é descrever os atributos físicos e sensoriais de cada café. São apresentados os possíveis defeitos encontrados nos grãos, categorização por tipo, materiais e equipamentos utilizados, cálculos da quantidade de xícaras por lote, características sensoriais para definição de qualidade de bebida e os procedimentos que auxiliarão o classificador e degustador a atingir os bons resultados em seu trabalho”, disse.
Os interessados em participar do curso de Classificação e Degustação de Cafés em São Sebastião do Paraíso devem entrar em contato com o Sindicato Rural, situado no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar), ou pelo telefone (35) 98429-8207. O curso tem 40 horas de duração, com início às 8h e término às 17h. Caso não haja alunos suficientes para fechar a turma, o curso pode ser adiado.
O Senar
O Senar Minas é uma entidade privada, mantida pela classe produtora, que promove cursos e programas para a população rural. Suas frentes de atuação visam o benefício da família do campo na formação profissional rural e na promoção social. O Senar ainda oferece assistência técnica, gerencial e ensino a distância e faz parte do sistema Faemg.