Destaques Geral

Seminário de Turismo Rural gera R$ 824 mil em negócios em Piumhi

11 de novembro de 2024

O seminário contou com uma ampla variedade de produtos, como queijos variados, bebidas, compotas, geleias, doces e rapadura / Foto: Reprodução

PIUMHI – O 2º Seminário Regional de Turismo Rural de Piumhi alcançou R$ 824 mil em geração de negócios. O evento, realizado em 23 de outubro, foi promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater) e reuniu fornecedores e compradores de de setores como alimentos e bebidas, com destaque para produtos típicos mineiros.

O seminário ofereceu uma programação diversificada com palestras, estudos de caso e, como diferencial, uma agenda de relacionamentos pensada para proporcionar momentos de integração e capacitação entre os participantes. A dinâmica de negociação facilitou o contato direto entre fornecedores locais e compradores interessados em ampliar sua oferta de produtos regionais.

Entre os destaques da programação, compradores vindos de outras cidades desembarcaram em Piumhi e participaram de uma visita técnica em uma das propriedades rurais produtoras de queijo da região da Canastra. Enquanto isso, os fornecedores, que somaram 24 no total, participaram de uma capacitação especial. Ao todo, 26 compradores compareceram no evento, entre eles empórios e empresas de varejo focadas em produtos típicos de Minas Gerais, além de empresas de micro e pequeno porte da região e pequenos produtores de agroindústria devidamente legalizadas locais.

O seminário contou com uma ampla variedade de produtos, como queijos variados, bebidas, compotas, geleias, doces, rapadura e outros alimentos característicos da Canastra. Segundo avaliação do evento, o Net Promoter Score (NPS) alcançou a expressiva marca de 9,72, e houve uma taxa de 100% de possibilidade de negócios, o que ressalta o sucesso e o impacto positivo da iniciativa no fortalecimento do turismo rural e da economia local.

Com resultados significativos e grande aceitação dos participantes, o seminário consolida-se como um evento de referência para promover o turismo e valorizar os produtos regionais, reforçando a importância da conexão entre produtores e mercados consumidores em um ambiente propício para o crescimento sustentável do setor na região.