PASSOS – Considerado o grande favorito da Bola de Ouro 2024, Vini Jr. não apareceu na cerimônia de premiação em Paris nesta segunda-feira, 28. Além do brasileiro, nenhum outro membro do Real Madrid compareceu ao local da cerimônia, a mando do próprio clube espanhol, ao saber que ele não seria o vencedor. O volante Rodri, do Manchester City, campeão da última Eurocopa com a seleção espanhola, foi quem levou o prêmio.
Os prêmios são entregues com base no desempenho dos atletas na temporada 2023/24. Vinicius Junior, por ter sido o jogador mais decisivo do Real Madrid, que conquistou a Supercopa da Espanha, o Campeonato Espanhol e a Liga dos Campeões, era considerado um candidato forte. Seus principais concorrentes foram Rodri, do Manchester City, e Jude Bellingham, também do Real Madrid.
Vini foi o único brasileiro que concorreu ao prêmio de melhor jogador, depois de ter figurado entre os finalistas nas temporadas 2021/22 e 2022/23, quando terminou em oitavo e sexto lugares, respectivamente. Desde 2007, quando Kaká venceu, um jogador brasileiro não recebe a honraria.
Rodri, vencedor da Bola de Ouro 2024, soma à sua temporada um título com a seleção espanhola, o que Vini Jr. não conquistou. O volante do Manchester City também foi eleito o melhor jogador da Euro, o que pesou na escolha do prêmio.
Na temporada, Rodri disputou 50 jogos pelo City, marcando nove gols e 13 assistências. Ele foi peça-chave no tetracampeonato da Premier League do Manchester City.
O prêmio de melhor jogador da temporada é definido por um júri composto por jornalistas especializados de 100 países que ocupam as primeiras posições no ranking da Fifa. Cada jurado recebe uma lista com 30 nomes e seleciona 10 jogadores, organizando-os em ordem de desempenho. A primeira colocação de cada eleitor recebe 15 pontos. O atleta com a maior pontuação na soma dos votos de todo o júri conquista a Bola de Ouro.